Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

A atriz, dançarina e produtora cultural Laísa Magalhães, integrante do tradicional Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, foi a grande vencedora do 2º Prêmio Trajetórias em Dança Ubiracy Ferreira, promovido pela Secretaria de Cultura de Pernambuco através do Edital de Chamamento Público nº 013/2025.

Natural de Ipubi e residente em Serra Talhada, Laísa é fruto do trabalho de busca ativa que os Cabras de Lampião desenvolvem desde sua fundação, em 1995, revelando e formando talentos que hoje se destacam no cenário cultural pernambucano e nacional. Sua atuação no Grupo de Xaxado Cabras de Lampião foi determinante para o reconhecimento que lhe rendeu esta premiação.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Trajetória

Desde 2021, Laísa interpreta Maria Bonita no Grupo de Xaxado Cabras de Lampião. Porém, sua trajetória artística começou ainda no ambiente escolar. Em 2014, foi selecionada pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM) e realizou intercâmbio na Nova Zelândia, estudando arte, fotografia, dança e kapa-haka, aprofundando seu contato com culturas tradicionais.

“Meu primeiro contato com a dança ocorreu ainda no Colégio Municipal Cônego Torres, em Serra Talhada, participando de projetos culturais escolares. Em 2016, fui convidada por Gorete Lima para participar do Grupo de Danças Gilvan Santos e dois anos depois, em 2018, fui convidada por Cleonice Maria para integrar o elenco principal dos Cabras de Lampião, onde estou até hoje”, recorda Laísa.

Além de dançarina, Laísa consolidou-se como atriz e produtora cultural na Fundação Cultural Cabras de Lampião. Participou de espetáculos teatrais como O Massacre de Angico – A Morte de Lampião, A Chegada de Lampião no Inferno e Jesus Sertanejo – A Paixão de Cristo. Ela também integrou o Grupo de Danças Populares Mistura Pernambucana (2017–2022).

Em 2023, Laísa e os Cabras de Lampião desfilaram no Carnaval de São Paulo com a Escola Mancha Verde, que apresentou o samba-enredo “Oxente – Sou xaxado, sou Nordeste, sou Brasil”. A escola conquistou o vice-campeonato, destacando a história da criação do xaxado em Serra Talhada, cidade que é berço dessa manifestação cultural.

Em 2025, junto ao Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, participou de uma turnê na Itália, com apresentações aclamadas no Festival Internacional de Folclore de Castrovillari, levando o xaxado e a cultura sertaneja para plateias europeias.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

Do Araripe ao Pajeú, Laísa Magalhães representa a força da juventude sertaneja que se dedica à arte e à cultura popular. Sua trajetória reafirma o papel fundamental do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião como celeiro de talentos e guardião da memória cultural do Nordeste, agora reconhecido também em palcos nacionais e internacionais.

@PONTAOCABRASDELAMPIAO