Autoridades discutem sobre infestação de vespas

Após uma infestação de vespas assustar moradores de Triunfo nestas ultimas semanas, a gestão municipal realizou uma reunião nesta última quinta-feira (27) com as Secretarias de Saúde, Agricultura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, pesquisadores da UFRPE/UAST e demais entidades; para debater estrategias de segurança para população.

O governo municipal triunfense solicitou o apoio da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para tratar do problema. Estudos estão sendo realizados para entender o motivo da infestação. Segundo o professor e pesquisador da UFRPE/UAST, Hélio Melo, uma das principais causas da invasão dos insetos é o desiquilíbrio ecológico, fruto das mudanças climáticas.

Autoridades discutem sobre infestação de vespas

“[Os moradores devem] fechar as portas. Se [a vespa] invadir, usar inseticida. Mas não usar fora de casa, nem derrubar ou queimar o ninho delas. O controle deve ser feito dentro de casa. Elas só ferroam, se você bater nelas. Então tem que evitar o contato”, explicou o professor durante a reunião.

Não há ainda uma conclusão cientifica sobre o problema. As informações repassadas pela Prefeitura de Triunfo é de que as vespas  são de uma espécie exótica, não pertencente a região, e se alimentam de lagartas e mariposas.

O Corpo de Bombeiros pediu a população que em caso de infestação extrema mantenha-se dentro de suas residências. A corporação só deve ser acionada em situações graves que ofereçam risco ao ser humano.

Outro ponto reforçado pelas autoridades é de que exterminar os insetos é uma pratica proibida e considerada crime ambiental pela Lei federal 9.605/98.