Indagado, durante entrevista a Rádio Cultura FM, recentemente, sobre o risco do PT votar contra as contas do ex-prefeito Carlos Evandro (PSB), referentes ao exercício de 2008 e previstas para entrarem em votação no próximo mês, o deputado estadual Manoel Santos (PT) disse que os vereadores do seu partido devem usar a “consciência” e não politizar os fatos.
Para Manoel Santos, Carlos já foi vítima de um cruel processo de politização em análises de pareceres do TCE no passado, quando o seu antigo grupo político, orientado pelo deputado Inocêncio Oliveira (PR), rejeitou uma das contas do ex-gestor. “Isso quando o TCE sequer pedia a reprovação”, lembrou Manoel Santos.
Para o deputado, os vereadores petistas na Câmara Municipal de Serra Talhada, Sinézio Rodrigues e Manoel Enfermeiro, têm o dever de não politizar os fatos e justificar os seus votos. “Entendo que os vereadores não devem politizar o processo da aprovação de contas de Carlos. E não devem votar só para favorecê-lo a ser candidato ou só para impedi-lo de ser candidato. Deve ser votado com base no exame das contas, na justificativa porque não aprovou ou aprovou”, ponderou Manoel Santos, complementando:
“As contas anteriores do ex-prefeito foram reprovadas devido a conjuntura política em que ele vivia, quando se posicionou contrário ao grupo em que ele estava. Agora cada vereador tem que votar com a sua consciência. É importante se analisar qual a indicação do Tribunal, por que o Tribunal está sugerindo rejeitar. O vereador vai ter que explicar porque está votando favorável ou não. E não estou dizendo isso apenas para os vereadores do PT, é para todos os vereadores não simplesmente votarem para impedi-lo de ser candidato numa próxima eleição.”
19 comentários em FRENTE ao risco do PT rejeitar Carlos, deputado aconselha partido a usar a ‘consciência’