O feriado de carnaval vitimou várias mulheres em Serra Talhada. Pelo menos 11 delas sofreram violência e ameaças de morte durante o feriado, em boa parte, por seus próprios maridos e ex-companheiros, segundo dados da Delegacia de Polícia Civil local. As agressões foram registradas nos bairros na Cohab, Borborema, Mutirão, Cajep e Centro.
Na zona rural também houve registros de violência, no distrito de Santa Rita. Até novembro de 2014 a Polícia Civil de Serra Talhada contabilizou 346 casos de agressões contra a mulher. Na maioria das ocorrências contabilizadas durante este carnaval, os companheiros das vítimas estavam embriagados.
Entre as agressões foram registrados puxões de cabelo, ameaça de tiro na boca, ameaça de morte com faca, socos e destruição de objetos dentro de casa. Num dos casos, um dos agressores chegou a jogar uma pedra nas costas da própria companheira, depois fugiu.
ESTATÍSTICAS
O FAROL fez um levantamento preocupante em 2014. Dados da Polícia Civil na capital do xaxado revelam uma média de 27,9 agressões por mês ao sexo feminino em 2013, e uma média de 31,4 ocorrências mensais em 2014. Ainda é promessa a criação de uma Delegacia da Mulher em Serra Talhada, demanda já solicitada pela secretária Municipal da Mulher, Tatiana Duarte, diante dos altos índices de violência às serratalhadenses.
Outro ponto importante seria um trabalho de conscientização com os homens. “Atividades constantes de conscientização dos homens em Serra Talhada seria outra possibilidade de romper com o machismo e combater a violência contra a mulher na cidade. No entanto, essa tarefa demanda recursos e uma equipe bem maior que a SEMU dispõe hoje”, analisa uma das colaboradoras do Núcleo de Direitos Humanos da UFRPE/Uast, Emmanuelle Silva.
Fonte: Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada/Levantamento Farol de Notícias
1 comentário em Balanço de Carnaval: Pelo menos 11 mulheres sofreram ameaças e agressões em ST