Barbies são alvos de nitrogênio líquido para teste da poeira lunar

Por Metrópoles

 

Cientistas da Washington State University (WSU) vestiram bonecas Barbie com trajes espaciais, construídos com o mesmo material usado por astronautas da agência espacial norte-americana (Nasa). O objetivo foi testar um novo método de limpeza de poeira da Lua.

Conforme o site Space, as bonecas, vestidas, foram encharcadas com nitrogênio líquido. Os cientistas queriam analisar o comportamento do fluido em relação à limpeza do traje.

No caso do teste, pesquisadores usaram cinzas vulcânicas da erupção do Monte Saint Helens, em 1980. As cinzas são muito semelhantes à poeira lunar, que cobre os trajes espaciais com uma fina camada de pó e se torna extremamente difícil de ser limpa.

Veja também:   Suposto filho secreto de Charles 3º revela a última carta que enviou à rainha

A análise concluiu que borrifar nitrogênio líquido nos trajes espaciais remove mais de 98% da poeira lunar e causa pouco dano ao equipamento, fundamental para a exploração humana na Lua.

Os astronautas do programa Apollo, que levou Neil Armstrong à Lua, usariam escovas para retirar a camada de pó dos trajes, mas o método se mostrou prejudicial, podendo romper o tecido.

Além de ser pegajosa, a poeira lunar é tóxica à saúde, podendo causar dor de garganta, espirros e deixar os olhos marejados. “Ela pode penetrar nas vedações dos trajes espaciais e torná-los inutilizáveis. Também pode ter um impacto negativo nos pulmões de quem a encontra, pois é semelhante a respirar fibra de vidro triturada”, informou Ian Wells, estudante de engenharia mecânica da WSU.

Veja também:   17° edição da Corrida de Jegue exalta tradição em ST

O nitrogênio líquido, ainda segundo o Space, ferve e se expande em 800 vezes, empurrando partículas para longe da superfície. No caso da poeira lunar, faz com que a camada de pó seja expulsa do traje espacial.

Próxima missão à Lua

A Nasa, em conjunto com a Agência Espacial Canadense (CSA), anunciou, nessa segunda-feira (3/4), os perfis dos quatro astronautas para a próxima missão à Lua, a Artemis II. O anúncio ocorreu durante um evento em Ellington Field, em Houston, nos Estados Unidos.

Conforme a Nasa, esta é a primeira missão tripulada a fim de estabelecer presença de longo prazo na Lua. “A equipe do Artemis II representa milhares de pessoas trabalhando incansavelmente para nos levar às estrelas. Esta é a tripulação deles, esta é a nossa tripulação, esta é a tripulação da humanidade”, declarou Bill Nelson, administrador da Nasa.

Veja também:   CONCURSO PÚBLICO: Prefeito homologa resultado, mas professor ainda vai ter que esperar

A tripulação conta com o comandante Reid Wiseman, o piloto Victor Glover, a especialista de Missão 1 Christina Hammock Koch e o especialista de Missão 2 Jeremy Hansen.