Um grupo de 20 estudantes da Escola de Referência Dr. Walmir Campos Bezerra de São José do Belmonte participaram nos dias 15 e 16 de dezembro de 2014, de oficinas onde puderam conhecer melhor a magia e a técnica da Pintura Rupestre. Ministradas pelo pintor, desenhista, gravador e ceramista, Manuel Dantas Suassuna, com o apoio do fotógrafo Geyson Magno, as oficinas fazem parte do projeto “Oficina de Arte Rupestre na Região dos Cariris Velhos”, e foram desenvolvidas em Belmonte através de parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo do município.
Na segunda-feira (15), a partir das 9h, após apresentação da equipe, foi exibido o filme: “A Caverna dos Sonhos Esquecidos”, para que os jovens pudessem se familiarizar com os traços das artes deixadas por nossos ancestrais, através das pinturas em cavernas. Depois foi iniciada a oficina de serigrafia, onde os estudantes customizaram suas próprias camisetas. Às 14h foi realizado um passeio ao sítio arqueológico da Pedra do Letreiro, localizado no nosso município. Lá os estudantes procuraram gravuras de pinturas rupestres, e copiaram as imagens em seus cadernos.
Na terça-feira (16) pela manhã os alunos reuniram todas as figuras encontradas e as desenham em um painel. Na ocasião foi realizada a cerimônia de entrega de dos certificados aos participantes, onde o Diretor do educandário Altemar Matias (Mota) ressaltou a importância da oficina para o município. O secretário de cultura Valdir Nogueira usando a palavra relembrou que “a arte rupestre faz parte de um tempo longínquo do qual não temos outras informações senão aquelas fornecidas pela arqueologia. O sítio de arte rupestre da Pedra do Letreiro em Belmonte faz parte do patrimônio cultural da humanidade por representar um pouco desse passado do homem.”
Para Dantas Suassuna, o curso despertou o interesse dos jovens que revelaram grande empenho pela arte. “Eu fiz essas oficinas para despertar o interesse pelo patrimônio artístico das pinturas rupestres arqueológicas, por exemplo, aqui em Belmonte, tem a Pedra do Letreiro, então esta oficina surgiu para mostrar esse material artístico. Levamos os alunos a esse lugar e eles fizeram anotações e estudos, depois retornaram e fizeram a pintura livre com pinceis e desenvolveram um painel conjunto. Os alunos responderam muito bem com vários desenhos, com várias formas, foi extraordinário”, relatou.
Às 13h o prefeito Marcelo Pereira foi o anfitrião recebendo em sua residência Dantas Suassuna ministrante da oficina de arte rupestre. Na oportunidade foi oferecido um almoço aos presentes.
O MINISTRANTE
Além de pintor, desenhista, gravador e ceramista, Manuel Dantas Suassuna, filho do escritor Ariano Suassuna, também trabalha com direção de arte, cenário, figurino e intervenção urbana. Sua arte tem influência árida e primitivista, As cores e técnicas utilizadas por Dantas Suassuna são também sertanejas, possuem marca de nascença, elaboram-se a partir dos traços dos primeiros artistas que aqui estiveram. Sua inspiração vem da infância na cidade de Taperoá, Paraíba, onde também está instalado seu ateliê.