bloco da galinha

Começando fevereiro já em clima de Carnaval, o Programa Falando Francamente da TV Farol de Notícias no Youtube recebeu a visita do fundador de um dos blocos carnavalescos mais tradicionais de Triunfo, Sertão do Pajeú, o Bloco da Galinha.

Em conversa com Giovanni Sá, Carlinhos da Cachaçaria relembrou os 38 edições de tradição da brincadeira que abre o Carnaval dos Caretas, na sexta-feira (28). Carlinhos comemorou a homenagem que o Galo da Madrugada, inspiração para o bloco triunfense, fará este ano para os Caretas de Triunfo.

“O bloco desde o início é consolidado, já temos a meta de fazer. Foi um dos primeiros blocos a colocar abadás na região do Pajeú. Hoje em Triunfo temos cerca de 30 blocos, e por isso é considerado o maior carnaval do Sertão. É um Carnaval em paz, pacato, trabalhado. Hoje a prefeitura de Triunfo, a Secretaria de Cultura se preocupa muito com o Carnaval, tanto é que vem crescendo e sempre temos apoio”, destacou o carnavalesco, convidando para a prévia neste fim de semana:

“Ano passado conseguimos atingir uma média de 4 mil pessoas. Estaremos vendendo cerca de 1.500 abadás e neste domingo (9) no Dia do Frevo vamos realizar uma prévia, com concentração a partir das 13h, às 16h começa a banda em frente ao bar. Os abadás oficiais vem com pulseira, caneca, e 2h de open bar de Brahma, caldinho e caipirinha. Este ano vamos realizar uma homenagem ao nosso grande amigo Paulo Pitelo no Bloco da Galinha”.

Os interessados em adquirir o abadá do Bloco da Galinha pode entrar em contato pelos telefones (87) 99657-8424 ou (87) 99994-1829. Ou ainda na Cachaçaria Fogão de Lenha.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

BLOCO DA GALINHA – TRADIÇÃO

Uma verdadeira multidão se reúne na ‘Sexta-feira Gorda’ desde 1988. A Galinha que desfila pelas ladeiras da cidade é a mesma produzida para o primeiro ano da folia pelo artesão João de Agamenon, com algumas reformas atuais do Mestre Nino Abraão.

“Nos anos 1980 começou até por uma questão política. Uns amigos no sábado que tinham mais dinheiro iam brincar o Carnaval no Galo da Madrugada em Recife. Por uma questão política a gente falou que não ia mais prestigiar, não vamos mais sair para prestigiar o Galo e decidimos fazer o Bloco da Galinha para ter mais um bloco na cidade, porque o Carnaval de Triunfo com blocos começava sempre no Sábado de Zé Pereira”.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

VEJA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA