
Com uma trajetória de 37 anos de história e uma média de 3.500 foliões todos os anos, o Bloco da Galinha é consolidado como o maior bloco carnavalesco do Alto Sertão do Pajeú e anualmente ganha as ruas de Triunfo, durante a sexta-feira de carnaval. O FAROL é parceiro oficial do bloco e tem realizado a cobertura nos últimos anos.
O bloco foi fundado em fevereiro de 1989, na Praça Monsenhor Eliseu Diniz, na residência do saudoso folião triunfense José Veríssimo Júnior, por sugestão de Carlos Ferraz, que após ir com um grupo de amigos para o Galo da Madrugada, em Recife, e terem realizado em 1988, o resgate da Festa de Momo, na cidade, que encontrava-se sem programação cultural.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Em 1991, o bloco se consolidou e desde então, passou a arrastar uma multidão de foliões pelas ruas, praças, ladeiras e becos de Triunfo e foi unindo colaboradores como Diniz, Carlinhos, Lulinha e Claudinho, que revezavam-se na organização e carregamento do estandarte, tendo sido o primeiro pintado por Luizinho Teles.
Posteriormente, Junior Verissimo, um dos fundadores geral da agremiação, não tinha condições de manter o controle do grupo sozinho e ampliou o grupo. Com o repentino falecimento dele, Carlos da Cachaçaria passou a assumir a gestão do bloco. Dinâmico, Carlinhos de Milton, como também é conhecido, acredita que o Bloco da Galinha já é patrimônio imaterial de Pernambuco.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)