mae corujaO Governo de Pernambuco está comemorando a vitória do Programa Mãe Coruja Pernambucana no Prêmio Interamericano de Inovação para a Gestão Pública Efetiva 2014, concedido pela Organização dos Estados Americanos (OEA). O resultado foi divulgado nessa terça-feira (9) e o programa pernambucano venceu na categoria “Inovação da qualidade das políticas públicas”. A cerimônia de entrega do prêmio ainda não tem dada definida, mas irá acontecer em Washington, nos Estados Unidos.

O Mãe Coruja foi criado em 2007 e tem o objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil em Pernambuco. O Estado trabalha com dados do Ministério da Saúde que mostram uma redução de 22,1 para 15,6 no índice de mortalidade infantil, que reduziu 29,4%.

A iniciativa trabalha com uma série de ações. A principal delas é o fornecimento de kits do bebê para as gestantes com pelo menos sete consultas de pré-natal a serem realizadas. Hoje, o Mãe Coruja chega a 105 municípios pernambucanos e possui 124.857 mulheres cadastradas, além de 66.531 crianças acompanhadas.

Além do Mãe Coruja, outros programas desenvolvidos no Uruguai, Peru e México venceram em outras categorias. Esse é o sétimo prêmio internacional recebido pelo Governo do Estado nos últimos dois anos. Os outros seis foram concedidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).