
Por Paulo César Gomes, Professor, escritor e historiador, colunista do Farol e âncora da TV Farol
Há cerca de um ano, o nome de Breno Araújo surgiu como pré-candidato nos bastidores do grupo de Márcia Conrado, logo após a sua eleição, marcada por uma histórica vitória com mais de 28 mil votos. Desde então, o que se observa é a existência de um jogo de vaidades e de interesses colocados à mesa, de forma explícita. Acordos firmados em 2024 foram quebrados, e um verdadeiro “pula-pula” de vereadores começou a acontecer. A situação pode ser resumida assim: é todos com Breno ou todos contra Breno!
Essa prática política com traços ‘coronelísticos’ e também que inclui, em algumas cidades, dobradinhas com o bolsonarista radical Charles, o comediante. Tudo isso está causando mais prejuízos ao grupo da prefeita do que à própria oposição.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
De acordo com os números da pesquisa divulgada pelo Instituto Múltipla, o nome de Breno Araújo não decolou, Fernando Monteiro segue no mesmo ritmo, e a aprovação da prefeita despenca de forma vertiginosa. Diante dos dados, é possível afirmar que o governo Márcia ‘vive o seu pior momento’, e isso se reflete diretamente nos números dos seus candidatos a deputado estadual e federal.
Outra situação bastante visível é a forma como os governistas se incomodam com o cenário político de Luciano Duque. A irritação e o desconforto ficam expostos semanalmente nos discursos na Câmara de Vereadores. É óbvio que esses discursos inflamados em nada afetaram — e não afetarão — a campanha de Luciano Duque para a reeleição como deputado estadual. O problema está no governo, e não na oposição.
Outro ponto que não pega bem é o silêncio de Breno Araújo, que não consegue dar entrevistas, nem apresentar propostas. Ele sequer defende o governo da própria esposa ou a secretaria administrada pela mãe.
Alguém precisa avisar a Breno que ele enfrentará, na disputa para a Assembleia Legislativa, duas raposas da política pernambucana: Luciano Duque e Sebastião Oliveira.
Duque e Sebá são especialistas em debates midiáticos e, no momento oportuno, irão desconstruir a candidatura de Breno Araújo. Ou Breno começa a mostrar que tem personalidade, traquejo e habilidade para seguir carreira política, ou será um grande fiasco nas eleições do próximo ano. E, vale lembrar, 2028 está logo ali, bem pertinho!
12 comentários em Ou Breno Araújo começa a mostrar habilidade, ou será um grande fiasco