Caatingeek
Foto: Divulgação

Informe Especial 

O Caatingeek 2025, além de celebrar cultura geek, educação e inclusão, reforça seu compromisso com o pilar social por meio da campanha “Eleve seu cosmo solidário”. A ação convida cada participante do festival a exercer sua força vital – seu cosmo – na vida real, por meio de doações que farão a diferença no Natal de famílias em situação de vulnerabilidade.

Inspirada no conceito do cosmo, presente na obra Os Cavaleiros do Zodíaco como a energia que alimenta a vida de cada herói, a campanha propõe uma analogia poderosa: todos podem despertar seu lado heroico com um gesto de solidariedade.

Continua depois da publicidade

Cada quilo de alimento doado irá contribuir para a formação de um “geekit”, uma cesta natalina especial que será distribuída às famílias atendidas. O objetivo desta edição é arrecadar mais de uma tonelada de alimentos. As doações estão sendo recebidas previamente em pontos de coleta estratégicos em Serra Talhada: Fafopst, UniFIS, Escola Literato, Focus Educacional e Óticas Arcoverde.

Durante os dias do evento (22 e 23 de novembro), será possível entregar as contribuições no próprio Festival, diretamente o Templo de Atena, espaço que também será uma experiência para fotos e muita nostalgia.

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Além de alimentos não perecíveis, a campanha aceita óculos usados: armações reaproveitadas serão recuperadas pelas Óticas Arcoverde, que fornecerão novas lentes para doações visuais. Isso amplia o alcance da solidariedade, ajudando também pessoas com deficiência visual que poderão voltar a enxergar.

“No Caatingeek, enxergamos além do entretenimento. Este ano nossa missão é elevar o cosmo e ajudar quem mais precisa. Cada doação é um ato heroico que reflete o poder da cultura pop para transformar vidas de fato”, afirma Messias Amorim, idealizador do festival.

O Caatingeek 2025 reunirá painéis de dublagem, concursos de cosplay, torneios de E-sports e diversas atividades gratuitas – além da Arena Girassol, espaço inclusivo para pessoas com deficiência em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Continua depois da publicidade

Já estão confirmados nomes como Guilherme Briggs, um dos dubladores mais reconhecidos do país, responsável por personagens como Mickey Mouse, Buzz Lightyear, Superman e Rei Julien; e os dubladores consagrados de Os Cavaleiros do Zodíaco, Letícia Quinto (Atena) e Gilberto Baroli (Saga de Gêmeos). Abner Dângelo, famoso na internet por suas ilustrações com desafios criativos, também estará presente.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

Na música, tem Faster-Z (cover oficial do BTS), Kelvin Diniz com o show O Lado Geek do Forró, e as bandas Árida e B.O, com tributo a Nobuo Yamada e Mamonas Assassinas, respectivamente.

O Caatingeek é gratuito, mas o público pode adquirir – no Sympla – a credencial oficial do festival, que garante benefícios exclusivos, como foto e autógrafo com os artistas convidados, além de contribuir diretamente para a manutenção e crescimento do evento.

O festival, que é pioneiro no Sertão do Pajeú, tem produção do Grupo Amor’In e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet); patrocínio da Tambaú e apoio da Associação Serra Cultural. A realização fica por conta do Ministério da Cultura e Governo Federal.

A programação completa e mais detalhes podem ser conferidos no Instagram @caatingeek.