
Informe Especial
O Caatingeek 2025, além de celebrar cultura geek, educação e inclusão, reforça seu compromisso com o pilar social por meio da campanha “Eleve seu cosmo solidário”. A ação convida cada participante do festival a exercer sua força vital – seu cosmo – na vida real, por meio de doações que farão a diferença no Natal de famílias em situação de vulnerabilidade.
Inspirada no conceito do cosmo, presente na obra Os Cavaleiros do Zodíaco como a energia que alimenta a vida de cada herói, a campanha propõe uma analogia poderosa: todos podem despertar seu lado heroico com um gesto de solidariedade.
Cada quilo de alimento doado irá contribuir para a formação de um “geekit”, uma cesta natalina especial que será distribuída às famílias atendidas. O objetivo desta edição é arrecadar mais de uma tonelada de alimentos. As doações estão sendo recebidas previamente em pontos de coleta estratégicos em Serra Talhada: Fafopst, UniFIS, Escola Literato, Focus Educacional e Óticas Arcoverde.
Durante os dias do evento (22 e 23 de novembro), será possível entregar as contribuições no próprio Festival, diretamente o Templo de Atena, espaço que também será uma experiência para fotos e muita nostalgia.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Além de alimentos não perecíveis, a campanha aceita óculos usados: armações reaproveitadas serão recuperadas pelas Óticas Arcoverde, que fornecerão novas lentes para doações visuais. Isso amplia o alcance da solidariedade, ajudando também pessoas com deficiência visual que poderão voltar a enxergar.
“No Caatingeek, enxergamos além do entretenimento. Este ano nossa missão é elevar o cosmo e ajudar quem mais precisa. Cada doação é um ato heroico que reflete o poder da cultura pop para transformar vidas de fato”, afirma Messias Amorim, idealizador do festival.
O Caatingeek 2025 reunirá painéis de dublagem, concursos de cosplay, torneios de E-sports e diversas atividades gratuitas – além da Arena Girassol, espaço inclusivo para pessoas com deficiência em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Já estão confirmados nomes como Guilherme Briggs, um dos dubladores mais reconhecidos do país, responsável por personagens como Mickey Mouse, Buzz Lightyear, Superman e Rei Julien; e os dubladores consagrados de Os Cavaleiros do Zodíaco, Letícia Quinto (Atena) e Gilberto Baroli (Saga de Gêmeos). Abner Dângelo, famoso na internet por suas ilustrações com desafios criativos, também estará presente.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
Na música, tem Faster-Z (cover oficial do BTS), Kelvin Diniz com o show O Lado Geek do Forró, e as bandas Árida e B.O, com tributo a Nobuo Yamada e Mamonas Assassinas, respectivamente.
O Caatingeek é gratuito, mas o público pode adquirir – no Sympla – a credencial oficial do festival, que garante benefícios exclusivos, como foto e autógrafo com os artistas convidados, além de contribuir diretamente para a manutenção e crescimento do evento.
O festival, que é pioneiro no Sertão do Pajeú, tem produção do Grupo Amor’In e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet); patrocínio da Tambaú e apoio da Associação Serra Cultural. A realização fica por conta do Ministério da Cultura e Governo Federal.
A programação completa e mais detalhes podem ser conferidos no Instagram @caatingeek.