Cadeia de Serra Talhada terá ressocialização

Fotos: Farol de Notícias / Max Rodrigues

Publicado às 14h08 desta terça-feira (4)

Uma semana após a entrega da reforma da Cadeia Pública de Serra Talhada, a Secretaria de Ressocialização de Pernambuco (Seres) reinaugurou a unidade prisional, na manhã desta terça-feira (4). De acordo com o 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), 27 detentos que estavam no Presídio de Salgueiro já retornaram a cidade e mais 19 deverão retornar nos próximos 10 dias, sendo 17 que estão em Arcoverde e dois em Pesqueira.

A obra durou cerca um mês e quinze dias e o investimento de R$ 12 mil de recursos da Seres e a mão de obra de nove detentos autorizados pelo juiz de execução penal, que recuperaram as instalações elétricas, hidráulicas, além de realizarem serviços de alvenaria e pintura.

A unidade foi desativada em maio de 2018 em decorrência de um incêndio provocado por detentos durante uma rebelião [relembre].

Cadeia de Serra Talhada terá ressocialização

PROGRAMA DE RESSOCIALIZAÇÃO

Durante a reforma do centro de encarceramento, a Seres garantiu a reforma da escola, em parceria com a Prefeitura de Serra Talhada. Em entrevista ao FAROL DE NOTÍCIAS, o supervisor Leônidas Bruno informou que programas educacionais e cursos profissionalizantes deverão ser implantados para os presos.

“Com a reforma a Seres pediu que garantíssemos programas de ressocialização para os detentos, então reformamos a sala de aula e fizemos a parceria com a Secretaria de Educação, então a secretária Marta Cristina Pereira vai organizar como e quando acontecerão essas aulas, deverá ser implantado o programa Travessia e cursos profissionalizantes para que eles tenham a oportunidade de novos horizontes”, justificou.

Ao FAROL, o Tenente Coronel Girley Figueiredo também comentou que é papel da Polícia Militar atuar na Cadeia Pública de Serra Talhada está além da repressão, mas também atuar na ressocialização dos homens em situação de encarceramento.

“Durante o evento de reabertura da cadeia enfatizamos o trabalho da Polícia Militar como parceiros, não só no fator da repressão, mas também colaborar na ressocialização daqueles sujeitos. Que estão ali para responder perante a Justiça, garantir o cumprimento das leis e normas, mas que eles possam arcar com seus atos e no processo de ressocialização poder voltar para casa”, declarou.

Participaram do ato de reabertura, o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Girley Figueiredo; o delegado da 21ª Seccional Delegacia de Polícia Civil, Olegário Filho; o juiz da comarca Marcos César Gadelha; o presidente da OAB, Estefferson Nogueira; o diretor do Presídio de Salgueiro, Francenildo Bezerra; o Supervisor da Cadeia de Serra Talhada, Leônidas Bruno; e o padre da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, Josenildo Barbosa.

Cadeia de Serra Talhada terá ressocializaçãoCadeia de Serra Talhada terá ressocialização Cadeia de Serra Talhada terá ressocialização Cadeia de Serra Talhada terá ressocialização

Os detentos poderão assistir as aulas e cursos profissionalizantes dentro da cadeia

Cadeia de Serra Talhada terá ressocialização Cadeia de Serra Talhada terá ressocialização Cadeia de Serra Talhada terá ressocialização Cadeia de Serra Talhada terá ressocialização Cadeia de Serra Talhada terá ressocialização Cadeia de Serra Talhada terá ressocialização Cadeia de Serra Talhada terá ressocializaçãoCadeia de Serra Talhada terá ressocialização