Publicado às 04h49 deste sábado (27)
A serra-talhadense Maria das Dores Souza da Silva, 44 anos, entrou em contato com o Farol de Notícias para alertar os beneficiários do Bolsa Família sobre um golpeque sofreu na Caixa Econômica Federal (CEF). Ela foi sacar o benefício e o seu cartão estava bloqueado e sem dinheiro na conta. A dona de casa prestou queixa na Delegacia de Polícia (leia matéria completa aqui).
Nessa sexta-feira (26), a Assessoria de Comunicação da Caixa Econômica enviou nota sobre o assunto. Leia abaixo:
NOTA DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
A CAIXA informa que a cliente já realizou pedido de contestação do saque do seu benefício, o qual está em análise. Em respeito ao sigilo bancário, o resultado será informado diretamente à cliente.
A CAIXA orienta que os cidadãos utilizem única e exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, usuário de login e senha. Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis. O banco orienta ainda que os clientes não aceitem ajuda de terceiros nas salas de autoatendimento.
O banco reforça os principais cuidados que devem ser observados:
Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas.
Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.
Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.
A Caixa jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.
A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar.
A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares).
Os clientes têm à sua disposição os canais de atendimento ao cliente CAIXA, tais como SAC/Ouvidoria, 0800 ou qualquer uma de suas agências (www.caixa.gov.br/atendimento).
No caso de dúvidas sobre o Auxílio Brasil, a CAIXA orienta a utilização dos seguintes canais de comunicação:
- Atendimento CAIXA ao Cidadão, no telefone 111, de forma gratuita;
- www.caixa.gov.br/auxiliobrasil;
- aplicativo Auxílio Brasil, que substitui o aplicativo Bolsa Família;
- aplicativo CAIXA Tem.