
Do Ache Concursos
O repasse de alguns dos principais benefícios sociais e programas de transferência de renda para o mês de setembro ainda não terminou, mas os brasileiros já podem se informar para saber as datas e informações referentes ao mês de outubro, que terá novidades e um maior valor injetado na economia.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Um dos benefícios que serão pagos em outubro é o Auxílio-Gás, que tem o objetivo de manter uma boa qualidade de alimentação para famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. Os valores não foram pagos em setembro por conta das regras do programa, mas serão retomados no próximo mês.
Auxílio-Gás: Veja a data de pagamento para outubro de 2024
Uma importante informação sobre o Auxílio-Gás é de que este benefício não possui um calendário próprio. Sendo assim, a ordem de pagamento aos beneficiários segue o mesmo calendário estipulado pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social) para o Bolsa Família.
A divisão do fluxo de repasses é feita de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social). Confira o calendário de pagamentos de outubro:

Valor do Vale-Gás de Outubro
A definição do valor que será pago aos beneficiários do Auxílio-Gás é feita de acordo com o preço médio nacional do botijão de gás de 13kg. A regulação é feita pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Neste momento, o preço médio é de R$ 106,84, mas a oficialização do valor do auxílio é feita na primeira semana de cada mês, período mais próximo ao início dos pagamentos.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Quem tem direito ao Auxílio-Gás em 2024?
Não processo de inscrição no programa Auxílio-Gás. Receberá quem estiver inscrito no Cadastro Único e que cumpra os seguintes requisitos:
– Renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo (R$ 706), inclusive famílias beneficiárias de programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo;
– Famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no Cadastro Único.
Para selecionar as famílias que participarão do Programa Auxílio Gás o governo ordena, de acordo com os seguintes critérios, sucessivamente, os beneficiários:
– com dados do Cadastro Único atualizado nos 24 meses anteriores;
– com menor renda per capita;
– com maior quantidade de membros na família;
– beneficiárias do Bolsa Família;
– com cadastro qualificado pelo gestor (prefeituras) por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.
Após cada repasse, o cidadão que recebe o benefício tem o prazo de 180 dias (6 meses) para realizar o saque, a partir da data de cada repasse. Se o valor não for retirado, retorna para poder do Governo Federal. O Auxílio-Gás é pago de forma bimestral, ou seja, a cada dois meses.