Calendário de feriados e pontos facultativos de 2026 é divulgado
Imagem: tigerlily713/Pixabay

Com informações do g1

O governo federal publicou, na última edição do Diário Oficial da União, a portaria que define os feriados nacionais e os dias de ponto facultativo de 2026. O calendário chama atenção por ser considerado um dos mais favoráveis dos últimos anos para quem pretende organizar folgas prolongadas ao longo do ano.

Ao todo, 2026 contará com 10 feriados nacionais, dos quais nove cairão em dias úteis. Desse total, sete datas coincidem com segundas ou sextas-feiras, o que facilita a formação de feriados prolongados.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Entre os exemplos já garantidos estão o Dia do Trabalho, que será celebrado em uma sexta-feira, e a Independência do Brasil, que cairá em uma segunda-feira. Essas datas, por si só, já permitem a emenda com o fim de semana.

Além disso, outras celebrações nacionais também podem se transformar em feriadões com algum planejamento. A Confraternização Universal, comemorada em uma quinta-feira, e o feriado de Tiradentes, que ocorrerá em uma terça-feira, podem ser estendidos caso haja liberação de um dia adicional. Com essa possibilidade, até nove feriados nacionais podem resultar em folgas prolongadas.

Quando são considerados os pontos facultativos, o cenário se torna ainda mais favorável. Datas como o Carnaval e o Corpus Christi aumentam o número de dias úteis com potencial de emenda, ultrapassando dez oportunidades de folga ao longo do ano. No caso do Carnaval, que abrange segunda-feira, terça-feira e a Quarta-feira de Cinzas, o período foi considerado como um único feriadão, já que as datas são consecutivas e geralmente tratadas de forma conjunta.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

Embora não sejam feriados nacionais, esses pontos facultativos costumam ser adotados como dias de folga em diversos estados e municípios. Além disso, feriados estaduais e municipais, como aniversários de cidades e celebrações religiosas, podem tornar o calendário ainda mais vantajoso, dependendo da região.

Com a divulgação oficial das datas, trabalhadores e empresas já podem se planejar com antecedência para organizar agendas, viagens e períodos de descanso ao longo de 2026.

Calendário 2026 — Foto: g1