No próximo sábado (28) acontecerá uma cantoria histórica no museu da Casa das Doze Janelas, localizada no Povoado Maniçoba, PE-193, Capoeiras, no Agreste pernambucano. A dupla de violeiros Irmãos Souza estarão dedilhando as violas num local que abriga história e abre janelas à poesia.
A Casa das Doze Janelas foi construída no início da década de 1930 por José Ribeiro Jassé. É a primeira casa do Povoado Maniçoba. Tornou-se um lugar de memória, e busca ilustrar o modo de vida do nosso povo de antigamente, do agreste e do sertão.
Conta-se que foi construída para cumprir uma promessa feita a uma prima, de nome Terezinha, com a qual José Ribeiro pretendia se casar. Ouvindo da moça que ela só se casaria com um homem que “fizesse uma casa com doze janelas”, ele assim a fez. Entretanto, passado um tempo, Terezinha decidiu se casar com um outro rapaz, e José contraiu matrimônio com Mariinha, com quem teve oito filhos: Manoel, José, Joaquim, Maria, Ana, João, Tereza e Antônio.
Curiosamente, o primogênito de José Ribeiro casou-se com a primogênita de Terezinha, Maria Cordeiro (Marinete). A Casa das Doze Janelas tem uma vocação para a coletividade, desde a sua
fundação. Na ausência de uma escola na região, José Ribeiro contratava professores de fora, que passavam temporadas na casa e ensinavam não somente aos seus filhos, mas também a sobrinhos e outras crianças das redondezas.
José Ribeiro confeccionava artesanalmente utensílios de madeira, que serviram à população da região. Trabalhava dentro de casa ou defronte, debaixo de uma frondosa imburana. Seu ofício incluía desde a fabricação de caixões de defunto a cancelas, cangas, mesas, bancos, tamboretes, carros de boi, prensas de queijo e de farinha.
Essa arte segue viva e foi legada aos seus descendentes, além de outras pessoas da localidade, que também aprenderam com ele a trabalhar a madeira. Após o falecimento de seu fundador, em 03 de março de 2001, a casa ficou abandonada por quase 20 anos. Sob iniciativa da neta Karina Calado, foi restaurada e transformada em museu, preservando a construção com as paredes de tijolo dobrado, o reboco interno de barro e o piso de tijolos rústicos.
O museu possui em seu acervo alguns dos itens de madeira feitos por José Ribeiro, além de antigos pertences da família, como quadros antigos, cama de couro, chapéu de couro, louça, máquina de costura, baús de couro, ferro à brasa, potes de barro, fogão antigo em ágata, oratório, entre outros objetos antigos.
“Prepare-se para uma noite de emocionante de repente e viola, onde os Irmãos Souza encantarão seus ouvidos com suas vozes talentosas. Será uma celebração da cultura e da arte, regada a repente que tocam a alma”, reforçou Karina Calado.
SERVIÇO:
Data: 28 de outubro 2023 ⏰ Horário: 20:00 📍 Localização: Casa das 12 Janelas, Povoado Maniçoba, PE-193, Capoeiras – PE