Casa de Farinha é tema da Cozinha Fenearte em PE

As casas de farinha, símbolo do fazer coletivo e artesanal, são homenageadas pela Cozinha Fenearte nesta 25ª edição. Ao todo, 17 receitas assinadas por chefs da Região Metropolitana do Recife e do Agreste pernambucano compõem a programação das quinta-feiras aos domingos, no espaço dedicado à gastronomia, instalado no Mezanino do Pernambuco Centro de Convenções, entre os dias 9 e 20 de julho, quando é realizada a *25ª Fenearte* — Feira Nacional de Negócios do Artesanato. Pelo primeiro ano, a programação do espaço conta com transmissão on-line pelo nosso canal no Youtube (http://youtube.com/@fenearte).

A escolha volta os olhares para a produção de uma prática artesanal que é preservada pela tradição familiar de populações rurais — um patrimônio cultural brasileiro ainda pouco reconhecido. Assim como no ano passado, quando o tema foi o queijo de coalho, a Fenearte traz a casa de farinha também no sentido de contribuir para o seu processo de patrimonialização. O caderno de receitas deste ano inclui preparos como “A Ancestralidade da Mandioca” e “Farinha: Da Raiz ao Banquete”, com a participação ilustre de mestres e mestras farinheiras de Amaraji, Igarassu e Jaboatão dos Guararapes.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Assinam o cardápio da edição nomes como os chefs César Santos, da Oficina do Sabor, em Olinda; Thiago das Chagas, do São Pedro Restaurante e do Reteteu Comida Honesta, e Yuri Machado, do CÁ-JÁ Restaurante, no Recife; Giordano Pietro, de Santa Cruz do Capibaribe, campeão do Festival Sabores do Agreste; e Ana Elizabeth, que integra o coletivo Cozinha Vila da Conceição, da Ilha de Itamaracá.

A chef e consultora gastronômica Miau Caldas abre a programação na próxima quinta-feira (10), às 16h, com a receita de um caldinho que tem a farinha de cambraia como elemento especial. Na sexta-feira (11), também às 16h, será a vez do chef César Santos apresentar sua Farofafá. Já às 18h, o público poderá conferir a preparação do Peixe Pirão Caiçara, assinatura do chef paulista radicado no Recife Hugo Prouvot, nome por trás do Seu Motta Cozinha do Mar.

O menu segue até o encerramento da 25ª Fenearte, com pratos doces e salgados, como Suflado de Tapioca, Manuê de Caboclo, Cuscuz Doce de Mandioca com Caramelo, Beiju de Macaxeira, Farofa d’Água, Cabeça de Galo e Macaxeira Armorial. Ao longo de toda a programação, os chefs realizam demonstrações dos preparos ao vivo, diante do público, que poderá interagir, fazer perguntas e até ser sorteado para provar as receitas.

Casa de Farinha é tema da Cozinha Fenearte em PE

_COZINHA FENEARTE | PROGRAMAÇÃO_

*10 de julho (quinta-feira)*
16h — Miau Caldas (Recife) — “Da Praia ao Prato: Feijão, Camarão e Farinha de Cambraia. Esse Caldinho Tá Diferente!”
11 de julho (sexta-feira)
16h — César Santos (Olinda) — “Farofafá”
18h — Hugo Prouvot (Recife) — “Peixe Pirão Caiçara”

*12 de julho (sábado)*
15h — Rogério Ribeiro (Recife) part. de Nado e Maria, mestres farinheiros de Jaboatão dos Guararapes — “Delícia Raiz”
17h — Giordano Linhares (Santa Cruz do Capibaribe) — “Cabeça de Galo Amostrado”
19h — Cris Barros (Senac Recife) — “A Ancestralidade da Mandioca”

*13 de julho (domingo)*
16h — Yuri Machado (Recife) part. de Isaías, mestre farinheiro de Amaraji — “Suflado de Tapioca”
18h — Danilo Vieira (Recife) — “Farofa d’Água e sua Memória”

*17 de julho (quinta-feira)*
16h — Thiago das Chagas (Recife) — “Sommelier de Farofa”
18h — Confeitaria do Oliveira (Recife) — “Tríade da Farinha”

*18 de julho (sexta-feira)*
16h — Adriano Oliveira (Recife) part. de Alice e Jacimone, mestras farinheiras de Igarassu — “Farinha: Da Raiz ao Banquete”
18h — Ana Elizabeth, das Cozinheiras Vila da Conceição (Ilha de Itamaracá) — “Beiju de Macaxeira”

*19 de julho (sábado)*
15h — Jonathan Liandro (Caruaru) — “Cuscuz Doce de Mandioca com Caramelo”
17h — Claudemir Barros (Recife) — “A Versatilidade Emocional da Casa de Farinha no Prato Nosso de Cada Dia”
19h — Roberto Couto (Recife) — “Macaxeira Armorial da Casa de Farinha”

*20 de julho (domingo)*
16h — Edilza Muniz (Senac Recife) — “Manuê de Caboclo”
18h — Luiz Henrique (Toritama) — “Sol do Agreste”

Casa de Farinha é tema da Cozinha Fenearte em PE

*GASTRONOMIA NO CIRCUITO FENEARTE*

Pelo terceiro ano consecutivo, a gastronomia integra, também, o Circuito Fenearte. Dez restaurantes no Recife e em Olinda receberam o desafio de elaborar um menu que explorasse ingredientes derivados da mandioca, em sintonia ao tema gastronômico da feira neste ano, Casa de Farinha. A ação se estende ao longo de toda a temporada da *25ª Fenearte*, de 09 a 20 de julho, e propõe uma imersão ainda maior para turistas e público geral, que poderão conferir cardápios e pratos exclusivos da edição.

Em Olinda, um dos restaurantes participantes é o Boucherie Marine (_R. do Bonfim, 58 – Carmo_). Com menu completo, o visitante contará com opções de entrada, como o dadinho de tapioca com tartar de linguiça, aioli e chutney de cebola; de prato principal, como um bobó de camarão com arroz de espinafre e farofa de banana-da-terra, e pudim de tapioca de sobremesa. Com vista para o mar, o Tasca Ibérica (_R. Manoel Borba, 182 – Varadouro_) adicionou sua versão exclusiva de moqueca de bacalhau e camarão com pirão ao cardápio.

Já no Recife, o japonês Yūgō Premium (_R. Ribeiro de Brito, 458 – Boa Viagem_) assina um cardápio com entrada de suflado de farinha com geleia de pimenta-de-cheiro; depois, crocante de farinha recheado com purê de feijão-de-corda, carne de sol e creme de maniçoba como prato principal; e uma versão do clássico Romeu e Julieta, intitulada Lampião e Maria Bonita (biscoito de farinha de mandioca ao parmesão com goiabada e sorvete de tapioca).

Os restaurantes Chica Pitanga (_R. Petrolina, 19_), Seu Motta (_R. Raymundo Gomes Gondim, 26_) e Tio Pepe (_R. Almirante Tamandaré, 170_), em Boa Viagem; Vieira (_R. Araguari, 47 – Brasília Teimosa_); Ponte Nova (_R. do Cupim, 172 – Graças_); Tempero da Rosa (_Av. Manoel Borba, 209 – Boa Vista_); e Mascate (_Av. Visconde de Suassuna, 500 – Santo Amaro_) completam a programação da capital pernambucana. Confira o menu completo abaixo:

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

BOUCHERRIE MARINE
_R. do Bonfim, 58 – Carmo, Olinda_
*terça a domingo*
Entrada: dadinho de tapioca com tartar de linguiça, aioli e chutney de cebola; ou mojica de dourado; prato principal: bobó de camarão com arroz de espinafre e farofa de banana-da-terra; ou filé de linguado à parmegiana, acompanhado com espaguete ao molho sugo e batatas rústicas; sobremesa: pudim de tapioca.

TASCA IBÉRICA
_R. Manoel Borba, 182 – Carmo_
*terça a domingo*
Moqueca de bacalhau e camarão com pirão

RESTAURANTE CHICA PITANGA
_R. Petrolina, 19 – Boa Viagem_
*segunda a sábado*
Mandioca em duas texturas com Filé de carne de sol (palha de macaxeira , pirão de farinha de mandioca com queijo coalho e filé de carne de sol na manteiga de garrafa)

RESTAURANTE SEU MOTTA
_R. Raymundo Gomes Gondim, 26 – Boa Viagem_
*quarta a segunda*
Peixe Pirão Caiçara (peixe da região na manteiga com castanhas e palmito fresco, pirão de peixe com banana verde. Acompanha arroz branco)

RESTAURANTE TIO PEPE
_R. Alm. Tamandaré, 170 – Boa Viagem_
*terça a domingo*
Carne-de-sol na brasa com farofa de jerimum

VIEIRA BAR E RESTAURANTE
_R. Araguari, 47 – Brasília Teimosa_
*terça a domingo*
Moqueca de frutos do mar com farofa de banana.

TEMPERO DA ROSA (HOTEL CENTRAL)
_Av. Manoel Borba, 209 – Boa Vista_
*segunda a sábado*
Galinha à cabidela com farofa de jerimum.

RESTAURANTE MASCATE
_Av. Visc. de Suassuna, 500 – Santo Amaro_
*segunda a sábado*
Bolo de tapioca salgado recheado com carne de sol, queijo de coalho gratinado e cebolas no mel de engenho.

YŪGŌ PREMIUM
_R. Ribeiro de Brito, 458 – Boa Viagem_
*todos os dias*
Entrada: Suflado de farinha com geleia de pimenta de cheiro. Prato principal: Crocante de farinha recheado com purê de feijão de corda , carne de sol e creme de maniçoba. Sobremesa: Lampião e Maria Bonita (Biscoito de farinha de mandioca ao parmesão com goiabada e sorvete de tapioca).

PONTE NOVA
_R. do Cupim, 172 – Graças_
*terça a domingo*
Cordeiro Ponte Nova (cordeiro prensado e grelhado ao molho do assado, lâminas de tomate de forno cobertos com farofa crocante de mandioca e vegetais grelhados; arroz jasmine com passas, amêndoas e castanhas).