
Com informações do Metrópoles
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgou neste sábado (4) que o Brasil contabiliza 127 casos suspeitos de intoxicação por metanol, com 11 confirmações laboratoriais. Durante coletiva de imprensa em Teresina (PI), o ministro esclareceu: “Não teve aumento de confirmação laboratorial. O que teve foi o aumento de suspeita clínica”, referindo-se ao crescimento no número de notificações.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo canal no WhatsApp (clique aqui)
Do total de casos, 12 unidades federativas já reportaram pelo menos uma ocorrência suspeita ao Ministério da Saúde. Paralelamente, o governo federal ampliou seu estoque de antídotos com a aquisição de mais 12 mil ampolas no laboratório nacional, somando-se às 4.300 unidades já disponíveis para os hospitais universitários.
Padilha afirmou: “O Ministério da Saúde já tinha adquirido 4.300 ampolas do etanol farmacêutico para ter um estoque estratégico para os hospitais universitários”, e complementou: “Temos garantido em toda a rede do SUS, nos centros de referência de toxicologia, nos centros de referência das secretarias estaduais o etanol farmacêutico para ser utilizado nos casos suspeitos”.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou às autoridades estaduais e municipais a relação das 609 farmácias de manipulação com capacidade para produzir o antídoto. O novo carregamento de etanol farmacêutico deve ser distribuído ao longo da próxima semana para reforçar o atendimento na rede pública de saúde.