CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção - Imagem: Arte/ge
Imagem: Arte/ge

Com informações da CNN Brasil

Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta segunda-feira (12) a contratação de Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira. O italiano, um dos maiores treinadores da história do futebol, assumirá o comando da Amarelinha até a Copa do Mundo de 2026 e já estará à frente do time nos próximos jogos das Eliminatórias, contra Equador e Paraguai, em junho.

“O maior técnico da história para a maior seleção do planeta”

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, celebrou a chegada de Ancelotti com entusiasmo:

“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro.”

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Ancelotti já começará os trabalhos e se reunirá com Rodrigo Caetano (coordenador geral das Seleções Masculinas) e Juan (coordenador técnico) para definir a lista preliminar de convocados. O anúncio oficial dos jogadores escolhidos será feito no dia 26 de maio.

Ednaldo ainda destacou o impacto do treinador:

“O impacto de Ancelotti vai além de resultados; ele é um estrategista que transforma equipes em lendas. O Brasil, com sua tradição única, e Ancelotti, com sua visão revolucionária, formarão uma parceria que vai entrar para a história.”

Imagem: Reprodução/X
Imagem: Reprodução/X

Fim de ciclo no Real Madrid e volta ao Brasil após 30 anos

Ancelotti deixa o Real Madrid após uma temporada sem títulos, encerrando sua segunda passagem pelo clube espanhol. Considerado um dos maiores técnicos da história, ele é o maior vencedor da Champions League (cinco títulos) e o único a conquistar as cinco principais ligas europeias (Itália, Inglaterra, França, Alemanha e Espanha).

Além da carreira vitoriosa como treinador, Ancelotti foi um meio-campista de destaque, atuando por Parma, Roma e Milan, onde conquistou duas Champions League como jogador. Sua despedida dos gramados, curiosamente, foi em um amistoso contra a Seleção Brasileira, em 1992. Agora, 31 anos depois, ele retorna para comandar a Amarelinha.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Negociação turbulenta e desejo antigo da CBF

A CBF já tentava contratar Ancelotti desde a saída de Tite, após a Copa do Mundo de 2022. Em julho de 2023, a entidade anunciou Fernando Diniz como técnico interino, na expectativa de que Ancelotti assumisse após o fim de seu contrato com o Real Madrid, previsto para meados de 2024.

No entanto, instabilidades políticas na CBF atrasaram as negociações, e o italiano acabou renovando com o clube espanhol até 2026. Com a saída de Dorival Júnior, o nome de Ancelotti voltou à pauta. As tratativas chegaram a ser consideradas encerradas, mas o cenário mudou, e o acordo foi fechado.

Agora, o desafio do técnico será reerguer a Seleção Brasileira e buscar o hexacampeonato mundial em 2026. Sua estreia será em junho, nas Eliminatórias.