O chá e o cacau são dois produtos amados em todo o mundo, que funcionam como bons aliados da saúde. Ambos contêm propriedades estimulantes, antioxidantes (com flavonoides e polifenóis), fortalecem o sistema cardiovascular e promovem relaxamento.
Mas essa dupla não é potente apenas no quesito nutricional. O encontro entre as folhas asiáticas e as sementes originárias da América também é um acontecimento para paladares apurados e pode se transformar em uma experiência gastronômica. A harmonização entre chá e chocolate potencializa e equilibra sabores.
Assim como acontece com a harmonização entre vinhos e alimentos, por exemplo, há referências entre chás e chocolates que geram uma sinergia de sabores. Consumi-los juntos cria uma experiência à parte – a dica é alternar goles de chá e pedacinhos de chocolate, para que os sabores se complementem.
Confira a seguir quatro harmonizações base, sugeridas pelos especialistas da Tea Shop, para quem quer começar a experimentar as patentes. Aproveite a Páscoa para treinar o paladar!
· Chá preto + chocolate amargo
Essa é a combinação de dois elementos marcantes. O sabor incorporado e robusto do chá preto complementa a intensidade do chocolate amargo (considere pelo menos uma concentração de 70% de cacau). Para a experiência da harmonização, o ideal é beber o chá sem açúcar.
· Chá verde + chocolate branco
O frescor herbal e o leve amargor do chá verde equilibram a doçura cremosa do chocolate branco. Esse é um exemplo de harmonização por contraste: o resultado é uma experiência suave e refrescante.
· Chá oolong + chocolate ao leite
O oolong também é conhecido como chá azul, é semioxidado e levemente adocicado. Com um sabor intermediário entre o chá preto e o chá verde, ele realça a cremosidade e o toque doce do chocolate ao leite, criando harmonia.
· Rooibos + chocolate com caramelo ou frutas secas
O rooibos é uma erva de origem sul-africana, de sabor levemente doce e amadeirado. Combina bem com chocolate que leva caramelo ou frutas secas, criando uma sensação reconfortante.