Chá de manjericão: nutricionistas explicam os benefícios da bebida

Do Metrópoles

O manjericão é uma erva aromática muito conhecida e valorizada na culinária. Ele pertence à família Lamiaceae e é originário da Ásia. Quando consumido em chá, o alimento pode trazer diversos benefícios a quem o consome, ajudando a aliviar gases e cólicas, fortalecer a imunidade e melhorar a digestão, além de ter efeito calmante.

“O chá de manjericão pode ser um aliado maravilhoso no dia a dia, mas deve ser inserido como parte de um estilo de vida saudável. Ele não substitui medicamentos ou tratamentos médicos, mas pode complementar muito bem uma rotina de autocuidado”, ressalta a nutricionista Taynara Abreu, do Grupo Mantevida.

Nutrientes e compostos bioativos do chá de manjericão

Eugenol: responsável pelas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e relaxantes dos vasos sanguíneos.

Linalol: esse composto orgânico natural ajuda principalmente no relaxamento, promovendo efeito calmante no sistema nervoso.

Compostos fenólicos: eles contribuem para a ação antioxidante e anti-inflamatória do chá de manjericão.

Flavonoides: a ação antioxidante desses compostos combate os radicais livres e protege as células do organismo.

Vitaminas: a presença das vitaminas A, C e K ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Benefícios do chá de manjericão

Melhora a digestão

As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do chá de manjericão ajudam a melhorar a digestão e a função do fígado.

Alivia gases e cólicas

As propriedades carminativas desse chá ajudam a diminuir a quantidade de gases no trato digestivo, enquanto as propriedades anti-espasmódicas auxiliam no relaxamento dos músculos e no alívio das dores relacionadas às cólicas.

Efeito calmante

Com a presença de substâncias como o linalol, a ingestão do chá de manjericão atua no sistema nervoso central, promovendo relaxamento e reduzindo sintomas de estresse e ansiedade.

Fortalecimento da imunidade

A presença de antioxidantes, como a vitamina C, ajuda a neutralizar os radicais livres do corpo, protegendo as células contra danos. As propriedades antibacterianas e antifúngicas do chá de manjericão também auxiliam na proteção contra algumas infecções.

Veja como preparar o chá de manjericão

Ingredientes:

200 ml de água;

5 a 10 folhas de manjericão fresco ou 1 colher de sopa de folhas secas.

Modo de preparo:

Ferva 200 ml de água, desligue o fogo e coloque as folhas do manjericão fresco ou 1 colher de sopa de folhas secas. Tampe e deixe em infusão por cerca de 10 minutos e consuma o chá ainda morno. Evite adoçar para não interferir nas propriedades terapêuticas.

Contraindicações

Apesar de natural, o chá deve ser consumido com cautela. Gestantes e pessoas que usam anticoagulantes, por exemplo, devem evitar ou consultar um profissional antes da ingestão.

O nutricionista Fernando Castro, que atua em Brasília, lembra que o chá nunca deve ser usado como substituto de medicamentos.

“Chá não é tratamento e o consumo excessivo pode causar desconfortos. Além disso, o manjericão comum usado na culinária difere do manjericão sagrado (tulsi), cada um com perfis de compostos e efeitos distintos. Use com consciência como parte de uma rotina de saúde”, alerta o nutricionista.