
Com informações do Metrópoles
Incorporar chás na rotina diária é uma excelente maneira de aproveitar os benefícios medicinais das plantas de forma natural. O chá de hortelã, por exemplo, é conhecido por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar a aliviar cólicas, dores de cabeça e o inchaço abdominal após as refeições, além de contribuir para uma melhor qualidade do sono.
“Por ser rico em antioxidantes, ácido fólico e fibras, o chá de hortelã ajuda a fortalecer o sistema imunológico e promove diversos benefícios à saúde”, explica a nutricionista Larissa Mazocco, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Benefícios
As folhas de hortelã (Mentha piperita) são uma fonte valiosa de vitaminas A, B6, C, E e K, além de minerais como cálcio, ferro, fósforo e potássio. Essa bebida leve, com pouquíssimas calorias, oferece uma série de vantagens, como:
– Melhora da digestão, reduzindo gases e inchaço abdominal.
– Efeito relaxante, que pode melhorar a qualidade do sono e ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade.
– Alívio de cólicas e dores de cabeça.
– Fortalecimento do sistema imunológico.
Para aqueles que buscam maximizar os benefícios da hortelã, a nutricionista Natália Garcia, de São Paulo, recomenda o uso de folhas frescas ou secas na preparação do chá.
“A receita feita com folhas frescas contém uma maior concentração de óleos essenciais e compostos bioativos, além de conservar flavonoides e antioxidantes, proporcionando mais benefícios à saúde. Já o chá de saquinho pode conter folhas trituradas em partículas muito pequenas, reduzindo a concentração de óleos essenciais e, consequentemente, a potência nutricional. Ele também costuma ter um sabor mais fraco ou alterado por processos industriais”, alerta Natália.
Como preparar o chá de hortelã
Ingredientes:
– 200 ml de água (1 xícara)
– 1 colher de sopa de folhas frescas ou secas de hortelã (cerca de 5 a 10 folhas)
Modo de Preparo:
1. Ferva a água e desligue o fogo assim que começar a borbulhar.
2. Adicione as folhas de hortelã, evitando que a mistura ferva para não perder compostos voláteis, e tampe.
3. Deixe em infusão por cinco a dez minutos para preservar os óleos essenciais e antioxidantes.
4. Coe e beba o chá morno ou frio. Se desejar, adoce com um toque de mel.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Quem deve evitar o chá de hortelã?
Embora o chá de hortelã seja benéfico para muitos, ele é contraindicado para pessoas com refluxo gastroesofágico, hérnia de hiato ou problemas biliares, pois pode agravar os sintomas. Aqueles com sensibilidade ou alergia à hortelã também devem evitá-lo. Larissa também ressalta que a bebida não é recomendada para bebês e crianças pequenas, especialmente com menos de 5 anos, devido ao risco de dificuldades respiratórias. Gestantes e mulheres em período de amamentação devem consultar um médico antes de consumir o chá.
“Em doses moderadas, o chá de hortelã geralmente não causa efeitos colaterais em pessoas saudáveis. Em caso de dúvidas ou condições de saúde específicas, é recomendado consultar um profissional de saúde”, orienta a professora de nutrição.