Chá anti-inflamatório de semente amazônica melhora dores e respiração - Foto: MYKOLA OSMACHKO/Pexels
Foto: MYKOLA OSMACHKO/Pexels

Do Metrópoles

A região amazônica é conhecida por ser ótima fonte de alimentos exóticos e nutritivos — o cumaru é um deles. A semente aromática tem cheiro e sabor que lembram a baunilha e, quando usada para fazer chá, a bebida ajuda a melhorar dores articulares leves e auxiliar o bom funcionamento da saúde respiratória.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

A infusão tem compostos bioativos poderosos, como a cumarina, flavonoides, taninos e ácidos fenólicos que conferem à bebida propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas.

Continua depois da publicidade

Apesar da cumurina ser uma das principais responsáveis pelos benefícios do chá, ela deve ser consumida com moderação. Além disso, os efeitos só são observados se a bebida for aliada a uma boa rotina alimentar e a prática de exercícios físicos regulares.

“Em excesso, a cumarina pode ser tóxica ao fígado, por isso o chá não deve ser utilizado em grandes quantidades nem de forma contínua”, alerta o nutricionista Fernando Castro, que atua em Brasília.

Como é a ação do chá de cumaru

Para combater dores, o chá de cumaru tem ação dois em um: as propriedades analgésicas diminuem a sensação de dor e as anti-inflamatórias combatem a inflamação responsável pelos incômodos.

As propriedades expectorantes e broncodilatadoras da bebida também ajudam a melhorar sintomas de gripe e resfriados, eliminando o muco e aliviando a tosse e irritações na garganta. Como dilata as vias aéreas respiratórias, também é um bom aliado contra asma e bronquite.

Por fim, o chá ainda é capaz de combater o envelhecimento e oferecer efeito relaxante. “Ele ajuda no combate à insônia e ao estresse”, explica o nutricionista Guilherme Rodrigues, que atua em Brasília.

Continua depois da publicidade

Como preparar o chá de cumaru

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de sementes de cumaru raladas ou picadas;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

  • Ferva 500 ml de água. Adicione uma colher de sopa de sementes de cumaru raladas ou picadas. Em seguida, deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Por fim, coe e beba.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Contraindicações

Além de ser contraindicado para pessoas com doenças hepáticas, o chá de cumaru é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças pequenas. Também deve ser evitado por quem usa anticoagulantes, pois a bebida pode potencializar o risco de sangramentos.

“Sempre que possível, o ideal é intercalar seu consumo com outras plantas de perfil antioxidante ou anti-inflamatório, como gengibre, cúrcuma, chá verde e hortelã, garantindo variedade e segurança”, ensina Fernando.