
O vereador China Menezes continua cumprindo o papel de fiscalizador do governo Márcia Conrado. Além de denúncias feitas na tribuna da câmara municipal, ele agora está investindo na fiscalização dos equipamentos da gestão.
Nessa quinta-feira (4) China realizou visitas surpresas em três Unidades Básicas de Saúde (UBS), e se espantou com a quantidade de medicamentos básicos fora das prateleiras. “Não tem remédio para pressão, é zero. Não tem creme vaginal e nem sequer Losartana. No bairro Mutirão falta até dipirona. Não estou fazendo terrorismo, estou fiscalizando. Este é o meu papel”, desabafou.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Em outra vídeo, China Menezes diz que a população está sofrendo e faz cobranças à Secretaria de Saúde. “Um descaso e um resrespeito para com o povo de Serra Talhada. Há locais que não tem sequer Omeprazol e Hidróxido de Alumínio. Como pode”, questionou.
Após a vistoria, o parlamentar provocou a perfeita Márcia Conrado. “Prefeita, foque na sua gestão e menos na pré-campanha do seu marido. O povo está sofrendo”, pontuou.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
Veja vídeo:
O OUTRO LADO
A reportagem do Farol procurou a comunicação da Prefeitura de Serra Talhada, que enviou uma nota assinada pela Secretaria Municipal de Saúde.
SECRETARIA REBATE CHINA MENEZES
A Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada/PE, por meio da Coordenação da Assistência Farmacêutica (CAF), vem a público esclarecer informações referentes às recentes declarações do vereador Wallacy Kleyton Caboclo, conhecido como China Menezes, sobre a dispensação de medicamentos nas farmácias municipais.
Reconhecemos e valorizamos o papel fiscalizador do Poder Legislativo, essencial para a transparência e o bom funcionamento da gestão pública. Contudo, é necessário que a fiscalização seja pautada na realidade administrativa e na responsabilidade institucional.
Atualmente, na composição da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), o município registra ausência de apenas três medicamentos:
1.Prednisolona líquida – em processo de distribuição pela CAF em todas as unidades. Ressaltamos que diariamente a CAF libera a rota de medicamentos e realiza suas reposições
2.Omeprazol – com pedido de reequilíbrio de preço em análise pelo setor jurídico da Comissão de Licitação.
3.Nistatina – em processo de aquisição, processo anterior já liquidado.
As imagens divulgadas em redes sociais, mostrando dispensers vazios, não refletem falta de medicamentos, mas sim o processo de reposição. No mesmo vídeo é possível observar que os fármacos e insumos estão devidamente armazenados e disponíveis, nas caixas lacradas na mesma prateleira.
A Farmácia Municipal de Serra Talhada é referência no município, com ampla gama de medicamentos do SUS contemplados pelos componentes básicos. Diversos serviços foram unificados na USF, garantindo desburocratização do acesso e maior celeridade no tratamento da população.
Destacamos que os medicamentos de uso controlado e de receitas especiais são dispensados exclusivamente na Farmácia Municipal de Saúde, localizada na Rua Joaquim Godoy, Centro, próximo à sede da Secretaria Municipal.
Reiteramos que a apuração de fiscalização e sua transparência devem sempre corresponder à realidade fática e administrativa. Estamos à disposição do Poder Legislativo, dos usuários e de toda a população para prestar informações e assegurar a qualidade dos serviços de saúde.
Serra Talhada, 05 de dezembro de 2025
Secretaria Municipal de Saúde – Coordenação da Assistência Farmacêutica (CAF)
1 comentário em China denuncia falta de medicamentos nas UBS, mas secretaria rebate