
Com informações da CNN Brasil
Quem nunca sentiu aquele leve choque ao tocar a porta do carro? Essa é uma experiência comum entre muitos motoristas, embora seja inofensiva, pode ser bastante incômoda.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
O especialista em automóveis, Boris Feldman, esclarece a razão por trás desse fenômeno e oferece dicas para preveni-lo.
“Você encosta o carro, sai dele, e, quando vai fechar a porta, ao encostar a mão nela, pula uma faisquinha. Que faisquinha é essa? Algum problema na parte interna do automóvel? Tem algum fio desencapado encostando, energizando a carroceria inteira e comendo a bateria? O que pode ser isso. É a coisa mais simples do mundo: eletricidade estática“, explica.
“A eletricidade estática é aquela que toma conta do seu corpo, que te energiza, quando o carro está andando, principalmente nas épocas mais secas, dependendo do tipo do tecido da sua roupa e do estofamento do banco. Você gera essa eletricidade”.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Para evitar esses pequenos choques, Feldman recomenda que, ao sair do veículo, você mantenha a mão na porta. “Com a mão na porta, quando você pisa do chão, você já está descarregando a eletricidade estática e vai evitar o choquinho”.