Fim dos carecas? Cientistas criam produto que faz o cabelo voltar a crescer - Foto: Freepik
Foto: Freepik

Com informações do Correio Braziliense

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) identificaram uma pequena molécula, denominada PP405, com potencial para reativar folículos capilares adormecidos e reverter a queda de cabelo. Em testes iniciais com humanos, a substância, aplicada topicamente no couro cabeludo antes de dormir durante sete noites consecutivas, mostrou resultados animadores.

A molécula atua diretamente em uma proteína que mantém as células-tronco dos folículos capilares em estado de dormência. Ao inibir essa proteína, a PP405 “desperta” a atividade celular, estimulando o crescimento de novos fios — possivelmente mais espessos e permanentes, diferentemente dos efeitos temporários observados em tratamentos atuais.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

“A maioria das pessoas, em algum momento da vida, lida com a queda de cabelo — seja por fatores genéticos, quimioterapia, infecções ou estresse. Isso tem um grande impacto emocional”, explica o professor William Lowry, do Departamento de Biologia Molecular, Celular e do Desenvolvimento da UCLA e um dos autores do estudo. “Embora nenhum tratamento funcione para todos, nossos testes iniciais no Condado de Orange foram bastante encorajadores. Agora, partimos para estudos em maior escala.”

Uma década de pesquisa

O desenvolvimento da PP405 começou há quase dez anos em laboratório. Os primeiros ensaios clínicos em humanos, realizados em 2023, demonstraram eficácia estatisticamente significativa na reativação dos folículos, abrindo caminho para um possível tratamento inovador contra a calvície.

A pesquisa é liderada por um trio de renomados cientistas da UCLA: além de Lowry, participam a professora de química biológica Heather Christofk e o professor de química Michael Jung. A equipe está otimista com o potencial da molécula para combater a calvície padrão, que afeta mais da metade dos homens e cerca de 25% das mulheres até os 50 anos.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Impacto além da estética

Além dos efeitos físicos, a perda de cabelo tem profundas implicações psicológicas, afetando a autoestima e o bem-estar. Se confirmada em estudos mais amplos, a PP405 pode se tornar uma alternativa revolucionária no tratamento da queda capilar, oferecendo esperança a milhões de pessoas.