'Cometa do Diabo', eclipses e meteoros: o que vai acontecer em 2024
Durante a chuva Geminídeas, é possível ver 150 meteoros caindo por hora – Foto: Science Photo Library/divulgação

Do Globo

À medida que o próximo ano se aproxima, os olhares se voltam para o céu, seja por quem anseia pelos fogos de réveillon, seja pelos entusiastas e amantes da astronomia. E nesse último caso, o céu de 2024 não vai deixar a desejar com eclipses, superluas e meteoros.

‘Cometa do Diabo’

A lista começa com um dos eventos mais aguardados da comunidade astronômica: a passagem do 12P/Pons-Brooks, o “cometa do Diabo”. O astro tem cerca de 29 quilômetros de diâmetro (o triplo do tamanho do Monte Everest) e é descrito como um “vulcão frio” por ejetar violentamente gelo e gás — que formam uma cauda em formato de chifres, daí o apelido.

A observação do cometa fica mais fácil à medida que ele se aproxima do Sol. O periélio, nome dado ao ponto da órbita mais próximo da estrela, deve acontecer no dia 21 de abril de 2024. Algumas semanas depois, no início de junho, a rocha espacial ficará mais próxima à Terra, cerca de 232 milhões de quilômetros — longe o suficiente para não representar risco aos humanos.

O que vai acontecer no céu em 2024? Veja calendário astronômico

Eclipse Lunar Penumbral

No dia 25 de março de 2024, acontecerá um eclipse lunar penumbral, que ocorre quando a Lua fica completamente imersa no cone da penumbra da Terra, isto é, na sombra mais clara. O evento poderá ser visto de todo continente americano, assim como do oeste africano e grande parte da Austrália e oeste da Europa.

Eclipse solar total

Já no dia 8 de abril, ocorrerá um eclipse solar total, mas só nos Estados Unidos, Canadá e México. Nesses lugares, as pessoas poderão ver o céu escuro, como se fosse noite, e a Lua cobrindo totalmente a passagem da luz do Sol. Nos demais lugares, como aqui no Brasil, nada muda.

Veja também:   Confira a previsão de hoje (07/03) para seu signo