banco-santanderParece cena de filme ou parte de um sonho: o caixa eletrônico começa a fornecer mais dinheiro do que solicitamos sem que nossa conta bancária seja afetada. Ou seja: um terminal que dá dinheiro de presente.

Uma empresa da Rússia especializada em segurança online, o grupo IB, alertou na quarta-feira sobre um ataque coordenado a vários caixas automáticos na Europa com o uso de um software malicioso para fazer com que mas máquinas simplesmente cuspissem dinheiro.

E não é preciso sequer usar um cartão ou digitar a senha. O ataque aos caixas foi batizado de touchless jackpotting (“saque sem contato”, em tradução livre). O IB explicou que hackers conseguem invadir os centros de informações de bancos e instalam ali o programa que permite configurar vários caixas eletrônicos para que entreguem o dinheiro de forma simultânea e em horas predeterminadas.

Veja também:   XI Geres recebe mais de 9 mil doses de vacinas

Outros membros do grupo de hackers são encarregados de ir até os caixas para retirar as notas. “Esta técnica não envolve nenhuma manipulação física dos caixas eletrônicos. E, em apenas um golpe, sacaram até US$ 400 mil (cerca de R$ 1,3 milhão)”, explicou o grupo IB em um relatório.

Os países afetados pelo golpe foram Armênia, Estônia, Holanda, Espanha, Polônia e Reino Unido. A empresa não divulgou quais bancos foram afetados. “Observamos estes ataques coordenados na Rússia desde 2013”, disse à BBC Dmitriy Volkov, do grupo IB.

Veja também:   INOVAÇÃO: Sinézio quer implementar disciplina de Libras nas escolas de ST

“A ameaça é grave. Os hackers conseguem acesso à rede interna dos bancos e a sistemas de informações confidenciais. Isto permite que eles roubem o banco.” A estimativa é de que existam cerca de 70 mil caixas eletrônicos no Reino Unido.

Do G1 Mundo