Corinthians quer receber indenização milionária
Lucas Belezi em treino pela equipe profissional do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

Por Ge Globo

 

O Corinthians acionou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com o objetivo de receber uma indenização milionária caso se confirme a iminente saída do zagueiro Lucas Belezi, de 19 anos.

Formado na base alvinegra e marcado por ser o mais jovem a atuar na história do time profissional, Belezi tem contrato até o fim desse ano e não aceitou proposta de renovação.

O geteve acesso aos documentos enviados pela diretoria alvinegra à CBF. Em ofício, também remetido à Federação Paulista de Futebol, é solicitado que o jogador não seja registrado por nenhum outro clube sem que o Timão seja ressarcido.

Também está anexada a oferta feita ao zagueiro e a seus representantes, que foi recusada formalmente em 7 de novembro. A proposta era por um vínculo válido até o fim de 2025, com aumentos salariais anuais e pagamentos de luvas.

 

Corinthians quer receber indenização milionária
Documento enviado pelo Corinthians à CBF por Belezi — Foto: Reprodução

 

Corinthians quer receber indenização milionária
Documento enviado pelo Corinthians à CBF por Belezi — Foto: Reprodução

 

O Corinthians se respalda na Lei Pelé, que prevê que o clube formador tenha direito de cobrir qualquer proposta nacional quando o atleta estiver sob o seu primeiro contrato profissional, como é o caso de Belezi. Se ainda assim o atleta não aceitar, a agremiação que o contratar na sequência é obrigada a pagar indenização equivalente a até 200 vezes o valor do salário mensal ofertado ao jogador. Neste caso, a multa chegaria a R$ 5 milhões.

O caso de Belezi é parecido com o do meia Keven, outro de 19 anos e com contrato até o próximo dia 31. O Corinthians também acionou a CBF para se respaldar quanto a saída dele, mas já não tem esperanças de ser ressarcido.

Isso porque Keven tem acerto com o Almería, da Espanha, e a proteção oferecida pela Lei Pelé não engloba transferências internacionais.

Dessa forma, se Belezi fechar com algum clube do exterior, o Corinthians também não será indenizado.

O único ressarcimento recebido em transferências internacionais desse tipo é determinado pela Fifa por meio de um mecanismo chamado “Compensação de Treinamento”. Ele prevê que os clubes formadores sejam remunerados quando um atleta é registrado pela primeira vez por um time de outro país. Os valores variam de acordo com alguns critérios, como o tempo em que o jogador ficou na base da equipe.

Tanto Belezi quanto Keven estão afastados do time sub-20 do Corinthians desde maio, como forma de pressioná-los a acertar a renovação, o que não surtiu efeito.

A dupla tem convocações para seleções de base no currículo, inclusive nesse ano.

Belezi ganhou notoriedade em 2019, ao se tornar o mais jovem jogador a atuar como profissional do Corinthians, aos 16 anos, um mês e 21 dias, em amistoso contra o Botafogo-SP.

Essa foi a única vez que ele jogou na equipe principal, embora tenha completado treinos em diversas ocasiões com diferentes técnicos.

Sem os dois, o Timãozinho estreia na Copa São Paulo de Juniores no dia 3 de janeiro, contra o Zumbi, de Alagoas, às 21h45.