Corpo do deputado estadual José Patriota é velado — Foto: Claudio Gomes
Corpo do deputado estadual José Patriota é velado — Foto: Claudio Gomes

Do g1

O corpo do deputado estadual José Patriota, que tinha 63 anos, e morreu na última terça-feira (17), é velado no Centro Desportivo Municipal de Afogados da Ingazeira, Sertão de Pernambuco. O Sepultamento acontece às 16h desta quarta-feira (18) no Cemitério Parque da Saudade no município.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

José Patriota fazia tratamento desde 2018 contra um câncer no fígado. Durante esse período, presidiu a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), cargo que ocupou por cinco mandatos no período de 10 anos.

Em Afogados da Ingazeira, o deputado estadual, exerceu mandatos como vereador, vice-prefeito e prefeito. José Patriota deixa esposa, quatro filhos e duas netas.

Sepultamento será realizado nesta quarta-feira (18). — Foto: Claudio Gomes

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Perfil

José Coimbra Patriota Filho nasceu em 9 de outubro de 1960, em Tabira, no Sertão do Pajeú, mas cresceu no Sítio Carnaúba, em Afogados da Ingazeira.

De origem rural, desde cedo se envolveu com as questões dos trabalhadores da região e foi assessor da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetape). Eleito deputado estadual em 2022, Patriota dedicou mais de 40 anos à militância e à gestão pública.

Além dos cargos para os quais foi eleito em Afogados da Ingazeira e da gestão da Amupe, José Patriota ocupou funções como a presidência do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural) e suas versões para a Zona da Mata e o Grande Recife — o ProMata e o ProMetrópole.