Do Metrópoles
As homenagens à rainha Elizabeth II, falecida, aos 96 anos, na última quinta-feira (8/9), não param. Nesta segunda-feira (12/9), o cortejo fúnebre da monarca acontece pelas ruas de Edimburgo, capital da Escócia.
O corpo da soberana seguirá uma procissão pela Royal Mile (Milha Real, em tradução do inglês), rua no centro histórico da cidade, saindo do Palácio de Holyroodhouse, a residência oficial da rainha em Edimburgo.
Depois, membros da família real se reunirão na Catedral de Santo Egídio, onde acontecerá o primeiro velório. Após a cerimônia, o corpo de Elizabeth II ficará em um caixão fechado na igreja por 24 horas, dando aos escoceses a chance da despedida.
Após um tributo para a mãe em Londres, na Inglaterra, na manhã desta segunda-feira (12/9), o rei Charles III já está em Edimburgo para acompanhar as novas homenagens à rainha.
Posteriormente, o primogênito de Elizabeth II terá uma audiência com a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, e uma reunião com o presidente do Parlamento do país. Em seguida, irá para a casa legislativa receber condolências.
À noite, uma vigília do rei e seus familiares junto ao corpo da soberana está prevista.
Filha de George VI, a rainha foi a monarca mais longeva do Reino Unido.