COTAÇÃO: Mesmo ficha-suja, ex-prefeito tem apoio para ser vice da oposição em STMesmo figurando no rol dos 1.404 nomes considerados “fichas-sujas” em Pernambuco, o ex-prefeito Geni Pereira (PSB)   continua sendo o preferido para ser homologado vice-prefeito na chapa republicana, na convenção que será realizada no próximo dia 30, em Serra Talhada. O deputado Sebastião Oliveira, pré-candidato a prefeito pelo PR, minimizou os erros apontados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) referente às contas de Geni e justificou a sua preferência.

“Eu já sabia que Geni poderia estar nesta lista. Nosso departamento jurídico fez um análise e viu que foram erros formais. Não existem irregularidades insanáveis nas contas do ex-prefeito”, disse, acrescentando que em uma das contas, Geni até devolveu dinheiro aos cofres públicos. “Foi no caso da sua esposa ter tido acumulo de função. O dinheiro foi devolvido. Não houve  danos ao erário. Diferente das contas do prefeito Carlos Evandro”, alfinetou Sebá.

IRREGULARIDADES

O FAROL pesquisou os processos que levaram o ex-prefeito a entrar na relação do TCE. Entre as diversas irregularidades, no caso do processo 0550037-0, em que a Câmara de Vereadores acatou a orientação do Tribunal por 7 x 3,  o TCE constatou a não aplicação de 25% em educação, irregularidades com a Oscip Cengere, descumprimento da  Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e utilização indevida de recursos do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental).

Já na auditoria especial de número 0501445-1, referente ao exercício de 2004, o relator do processo votou pela devolução de R$ 893.064,98. “Em razão do mau funcionamento dos serviços de transporte escolar executados pela Cengere”, diz o documento. Em todos os processos, Geni Pereira apresentou a sua defesa e recorreu das decisões.