Fotos e vídeo: Alejandro García / Farol
O Centro de Referência em Assistência Social (Creas) de Serra Talhada está promovendo a campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que é marcada pelo dia 18 de maio. A data foi criada para lembrar do sofrimento de Aracely, menor do Espirito Santo que foi abusada por adolescentes de classe média alta e seu corpo foi encontrado carbonizado, em 1963. Os educadores sociais visitaram a redação do FAROL e deram mais detalhes da campanha que está sendo divulgada nas redes sociais a partir do tema, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes: #NãoCurto #NãoCompartilho #Denuncio
A educadora social do Creas, Sônia Solineide, revelou que a culminância da ação será com uma caminhada no dia 18.
“Estamos promovendo a articulação no dia 18 de maio que será com a caminhada pelas principais ruas da cidade, a concentração será no ginásio poliesportivo às 7h30, finalizando na Concha Acústica. O objetivo da gente é levar o maior número de pessoas da sociedade civil para mobilizar em relação a campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. De 10 casos que nós atendemos no Creas, cerca de 8 são de pessoas que sofrem abuso ou exploração sexual”.
Conversamos também com João Batista, coordenador do Creas que enfatizou os objetivos da campanha.
“Estamos nesse embate que demanda o dia 18, que não é um dia de comemoração, é um dia de ação para repudiar o ato de crianças e adolescentes serem usadas. Este ano tivemos essa ideia que não parte só do Creas, mas de vários setores da assistência social, que conta com a parceria da secretaria de Desenvolvimento Social, dos Cras, do Centro de Convivência e a mídia que está abrindo as portas para a nossa divulgação. Esse chamado não é apenas para colocar pessoas na rua, mas para mostrar que repudiamos o abuso e a exploração de menores”.
Do dia 11 a 15 de maio os educadores sociais do Creas estarão nas escolas estaduais realizando palestras e debates com os adolescentes, enquanto nas escolas municipais integrantes da secretaria de Educação do município realização as atividades. Nos dia 15, 16 e 17, na Concha Acústica, haverá exibição de filmes e no dia 18 a caminhada, além de atividades nos Cras dos bairros da cidade.
Vídeo de divulgação da Campanha – Carminha, orientadora social do Creas
PROGRAMAÇÃO
Dia 11 (segunda-feira): Escola Manoel Pereira Lins
Dia 12 (terça-feira): Escola de Referência em Ensino Médio Professor Adauto Carvalho (EREMPAC)
Dia 13 (quarta-feira): Escola Irmã Elizabeth
Dia 14 (quinta-feira): Escola Solidônio Leite
Dia 15 (sexta-feira): Escola de Referência em Ensino Médio Cornélio Soares (EREMCS) – à confirmar
– Exibição de filmes na Concha Acústica – à noite
Dia 16 (sábado): Exibição de filmes na Concha Acústica – à noite
Dia 17 (domingo): Exibição de filmes na Concha Acústica – à noite
Dia 18 (segunda-feira): Caminhada, a partir das 7h30. Concentração no ginásio poliesportivo Egydio Torres
5 comentários em Creas divulga ações contra o abuso e exploração sexual de crianças em ST