Comunidade se reúne há décadas para agradecer e dançar em louvor à São Gonçalo
Fotos: Alejandro García/Farol
Entre o mundo moderno e as tradições culturais do sertão começamos o ano de 2015. Neste clima de ano novo, o FAROL viajou a convite, na última segunda-feira (29), até o município de Mirandiba, no distrito de Santa Maria, a cerca 49km do centro de Serra Talhada. Lá, conhecemos a promessa da família de dona Maria José Lopes e seu filho Luís Lopes Filho, que resgatam a tradicional dança de São Gonçalo, uma das manifestações mais antigas da cultura pernambucana.
Reza a história que a dança era realizada no sábado, pelo santo homenageado, para tirar mulheres da prostituição e evitar que as elas pecassem no domingo. Acompanhados dos padres Afonso e Custódio Sá, convidados de honra da festa, registramos a promessa paga a São Gonçalo, quando todos tiram um dia inteiro para homenageá-lo artisticamente, isto é, dançando. As rodas de São Gonçalo duram o dia inteiro, a principio reunindo os familiares e amigos da família Lopes.
Atualmente, a promessa é paga por fiéis de toda a região de comunidades de Santa Maria, Serra Talhada, Serrinha e cidades mais distantes. Dona Maria José relatou que a primeira vez que a promessa foi feita, pela sua tia, pedindo a cura de seu filho Luiz Lopes de uma pneumonia quando criança. Depois da graça alcançada, outras promessas foram feitas pedindo mais curas a São Gonçalo, e que é paga desde 2009 foi realizada entre Luiz Lopes Filho e seu pai.
PROMESSA
Dança reúne crianças e adultos num ato de fé misturando música, poesia e dança
“Essa promessa entre mim e meu pai se deu, porque nós tínhamos passado pelos dois São Gonçalo anteriores e percebemos que era uma festa religiosa, teve a graça alcançada e eu estava na expectativa de ser convocado em um concurso público e estava aguardando a nomeação e um dia estávamos na mesa sentados e eu falei para ele: ‘olha pai, se por ventura eu for convocado no concurso a gente vai continuar isso’. Era um evento que a gente reunia toda a família e a gente tá muito feliz com isso, estamos juntando todos aqui participando dessa festa cristã. Meu pai se foi, mas continuamos a realizar a festa aqui”, explica Luiz Filho.
A dança de São Gonçalo, na Fazenda Tapera, no sítio Alto da Conceição, acontece com a participação de tocadores do Quilombo Araçá, da cidade de Mirandiba. Os quilombolas da comunidade mantém a tradição das rodas de São Gonçalo como herança de seus antepassados negros. Severino Diniz, de 39 anos, agricultor e violeiro do grupo nos revelou que os mais antigos da comunidade realizavam essa dança na comunidade, mas “essas pessoas foram morrendo e parte disso foi indo com eles, mas mesmo com certa dificuldade, sempre a gente estava prestando atenção e aprendendo a cultura”.
Festa de São Gonçalo acontece na batida e na pisada dos tocadores de quilombo
1 comentário em Cultura em 2015: Fiéis resgatam tradição que mistura dança e fé no Sertão de Pernambuco