Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com informações do Diário de Pernambuco

Inúmeras pessoas reuniram-se ao longo da BR 101, neste sábado (15), para acompanharem a passagem de um transformador de energia eólica de 250 toneladas, entre o Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife e a divisa com o estado da Paraíba.

O transporte do transformador gigante começou neste sábado (15) e ocupou duas faixas da via, que precisou ser temporariamente interditada em alguns trechos, visando garantir a segurança da operação e dos motoristas.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Em vídeos compartilhados nas redes sociais durante o dia, é possível ver a aglomeração de diversas pessoas em cima de uma passarela, acompanhando a passagem do transformador. Outro registro mostra motociclistas parados na via ao lado, para ver o transporte da peça.

A Polícia Rodoviária Federal informou que a primeira etapa do transporte foi concluída antes do tempo previsto, por volta das 13h45, neste sábado. A escolta estacionou na altura do quilômetro 53, em Paulista, no Grande Recife, e na manhã deste domingo (16), deve seguir viagem para a Paraíba.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

O transformador ainda vai passar pelas cidades de Abreu e Lima, Igarassu e Goiana, em Pernambuco. A peça tem 250 toneladas, 11,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura. São utilizados três caminhões e dois semirreboques, além da base que leva o equipamento, para transportá-lo. Ao todo, a carga tem 600 toneladas.

O transformador tem como destino uma planta eólica que fica entre Nova Palmeira e Campina Grande, na Paraíba. Os caminhões que levam a peça se locomovem a apenas 7 km/h e a PRF montou pontos de desvio ao longo da BR-101.