Foto: Tiago Caldas/CNC
Por Folha de Pernambuco
O Náutico ficou seis jogos consecutivos sem perder. O que, em tese, significaria um clima distante de crise. Mas essa estatística engana. Da lista, quatro partidas terminaram empatadas. Três de forma consecutiva.
Duas delas como mandante. Ainda assim, o Timbu permanecia no G8 da Série C do Campeonato Brasileiro. Foi se segurando, mas chegou o momento mais temido. Com a derrota na rodada passada, na Curuzu, para o Paysandu, por 4×2, o clube deixou a zona de acesso ao quadrangular. Cenário que culminou na demissão do técnico Fernando Marchiori e na chegada de Bruno Pivetti.
Agora, o Timbu é o oitavo, com 25, e corre risco de ver o sonho do regresso à Série B ruir antecipadamente. Para impedir isso, o caminho passa por uma vitória neste sábado (19), no Augusto Bauer, contra o Brusque.
“Conseguimos, nos três treinos que fizemos, trabalhar nosso modelo de jogo. Os jogadores estão assimilando bem as ideias que foram propostas. Identificamos um elenco de qualidade, com jogadores experientes e esperamos que o trabalho surta efeito diante do Brusque”, afirmou Pivetti.
Outro que desembarcou há pouco tempo nos Aflitos e já chega com uma missão espinhosa é o goleiro Gabriel Leite. Com a suspensão de Vagner, será dele a responsabilidade de defender a meta alvirrubra. “Entrar em uma partida como essa traz uma responsabilidade muito grande”, contou. Na frente, a expectativa é quanto ao retorno do centroavante Jael, que não atua desde o dia 10 de julho por conta de uma lesão na coxa esquerda. A tendência é que, ao menos, ele fique no banco de reservas. Na lateral, Diego Ferreira, expulso perante o Papão, está fora.
Segundo o site “Chances de Gol”, o Náutico tem 36,5% de probabilidades de classificação ao quadrangular. Além do Brusque, o Timbu ainda enfrentará o São Bernardo, nos Aflitos, na última rodada da primeira fase.
Artilheiro fora do jogo
Líder da Série C, com 30 pontos, o Brusque não terá a presença de Guilherme Queiroz, artilheiro do time em 2023, com 11 gols. Olávio deve ser o substituto. Comandado por Luizinho Lopes, os catarinenses já estão matematicamente classificados à próxima fase. Além do Náutico, a equipe ainda terá pela frente o Operário-PR, no Germano Kruger.
Ficha técnica
Brusque
Matheus Nogueira; Danilo Belão, Éverton Alemão, Wallace, Alex Ruan; Rodolfo Potiguar, Madison, Diego Tavares, Jhemerson, Everton Bala e Olávio.Técnico: Luizinho Lopes
Náutico
Gabriel Leite; Victor Ferraz, Richardson, Denilson e Joecio; Jean Mangabeira, Elton, Eduardo e Berguinho; Paul Villero e Ribamar. Técnico: Bruno Pivetti
Local: Augusto Bauer (Brusque/SC)
Horário: 16h
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI). Assistentes: Marcio Iglesias Araujo Silva e Maura Cunha Costa (ambos do PI)
Transmissão: Canal Goat e Nosso Futebol