quadra 2

FOTOS: ALEJANDRO GARCIA / FAROL

O complexo esportivo do bairro do Bom Jesus, em Serra Talhada, composto por um ginásio e uma quadra de esportes, já foi motivo de orgulho para os moradores do bairro. Hoje, o local que é muito frequentado por crianças, jovens e adolescentes, é o retrato do abandono. Uma antiga quadra nos fundos do ginásio virou uma praça de lixo e no principal ponto de consumo de drogas no entorno.

Mas o problema não é novo. Em outubro do ano passado, o FAROL revelou a existência de uma sala que ao invés de ser utilizada  como vestiário do ginásio, servia para consumo de crack. Na época, a reportagem flagrou alguns cachimbos para uso da droga pelo chão. Após a edição da matéria, a prefeitura se limitou em fechar o vestiário, mas não lançou nenhum projeto de recuperação do espaço. Agora a situação piorou.

“Não deixo meus filhos andar neste local de jeito nenhum. A droga come solta nesse local e ninguém faz nada”, disse uma dona de casa que não quis ser identificada. A dona de casa tem razão. Apesar de ser um equipamento público, onde muito dinheiro foi investido, o local parece uma ‘terra de ninguém’. Os alambrados do ginásio estão quebrados e não há qualquer projeto do poder público no local. A quadra aberta virou uma praça de lixo e a droga é quem reina onde o esporte deveria mostrar um outro caminho.

quadra

O OUTRO LADO

A reportagem do FAROL conversou com a secretária de Esportes e Lazer, Vânia Melo, que admitiu saber de todos os problemas existentes no equipamento. Ela disse que após assumir a pasta, constatou que não havia mais verbas disponíveis para recuperar o local.

“Fui em busca de uma verba do Governo do Estado para recuperação do ginásio esportivo, deixada pelo governo anterior, mas fui informada que não existia mais”, lamentou Vânia Melo, garantindo que o governo não está alheio ao problema. “Tem que ser via emenda parlamentar ou com recursos próprios. A recuperação fica em torno de R$ 300 mil e enviei projetos para todo canto e só foram aprovados dois: um é para recuperar o Centro Luiza Kerhle”.

Apesar das dificuldades, a secretária de Esportes garantiu que o prefeito Luciano Duque vai liberar recursos para fechar as laterais da quadra e transformar a quadra abandonada numa mini-praça. “Acho que até novembro a gente começa as obras. Estou em busca de um arquiteto. Vamos também iluminar o local para afastar os usuários de drogas”, informou Vânia Melo.

quadra 3

quadra 4