
Com informações da Agência Brasil
Celebrado no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis, simboliza o encerramento do período natalino, na tradição religiosa. A data relembra a visitação realizada pelos três reis magos: Melquior, Gaspar e Baltazar, ao menino Jesus, guiados pela estrela do Oriente e levando como presentes simbólicos: ouro, incenso e mirra. De acordo com o relato bíblico, os presentes representam a realeza, a divindade e a condição humana de Jesus. A celebração também é conhecida como Epifania do Senhor, termo que significa “manifestação”, em referência à revelação de Jesus ao mundo.
No Brasil e em outros países de influência cristã, o Dia de Reis é marcado por manifestações culturais e religiosas, como a Folia de Reis. O costume envolve grupos que percorrem casas com cantos e instrumentos musicais, reencenando a jornada dos reis magos e mantendo viva a tradição popular. A data também é associada a costumes domésticos, como a retirada de enfeites natalinos, simbolizando o fim das festividades de Natal e o início do calendário litúrgico comum.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
De origem portuguesa, a Folia de Reis, também conhecida como Reisado, chegou ao Brasil no período colonial e se mantém viva até hoje em diversas regiões do país. A tradição reúne grupos de cantadores e músicos que percorrem ruas e casas levando louvores religiosos, cumprindo promessas e arrecadando donativos.
A manifestação está presente principalmente nos estados do Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, como Pernambuco, Maranhão, Bahia, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, entre outros.
No Maranhão, a cidade de Caxias promove apresentações de diferentes grupos de Reisado na Praça da Matriz. Em Natal, no Rio Grande do Norte, a celebração inclui uma sequência de missas no Santuário de Santos Reis e uma procissão pelas ruas do bairro de Reis Magos.
No Piauí, a tradição é destaque no Festival de Reisado de Boa Hora, que reúne grupos de bois e apresentações avaliadas por uma comissão julgadora. Em Pernambuco, o Reisado acontece tanto no interior quanto na capital. No Recife, a tradicional Queima da Lapinha marca o encerramento dos festejos natalinos e o início do ciclo carnavalesco.
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), há pedidos de reconhecimento da Folia de Reis como patrimônio cultural imaterial em Pernambuco, no Rio de Janeiro e em São Paulo. No estado pernambucano, o Reisado já recebeu esse título em 2022.