
Com informações do Metrópoles
A diabetes é uma condição crônica caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, o que, com o tempo, pode levar a complicações graves, como problemas cardiovasculares, nos rins e na visão. O controle da glicemia exige uma combinação de alimentação balanceada, prática regular de atividade física e, quando necessário, o uso de medicamentos.
Embora não substituam o tratamento médico, alguns chás podem atuar como aliados no dia a dia, ajudando de forma complementar a manter os níveis de açúcar sob controle. A seguir, conheça cinco opções que podem contribuir para esse objetivo.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
1 – Chá de erva-mate
Muito consumido no Brasil, o chá de erva-mate contém antioxidantes e compostos que favorecem o controle da glicose, além de melhorar a resposta do organismo à insulina.
“Além de ajudar no controle da glicose, a erva-mate possui ação antioxidante, sendo excelente para quem deseja prevenir complicações da diabetes no longo prazo”, afirmou a nutricionista Leticia Gasparetto.
2 – Chá de canela
Reconhecida por seus efeitos positivos no metabolismo, a canela também pode auxiliar quem vive com diabetes, principalmente por contribuir para uma melhor sensibilidade à insulina.
“O chá de canela pode ser consumido diariamente e é uma excelente opção para quem deseja controlar a glicemia de forma natural. Além disso, a especiaria pode ser adicionada a outras preparações, como smoothies e iogurtes”, explicou Leticia.
3 – Chá de gengibre
O gengibre, uma raiz com propriedades anti-inflamatórias, pode beneficiar o controle glicêmico ao reduzir a resistência à insulina.
“Além disso, o gengibre auxilia na digestão e pode ajudar na redução de inflamações, que são comuns em quem tem diabetes”, acrescenta Leticia.
4 – Chá de carqueja
Tradicionalmente usado na medicina popular, a carqueja possui ação hipoglicemiante e auxilia na digestão. É também fonte de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, que ajudam a proteger o corpo contra os efeitos nocivos dos radicais livres.
O nutricionista Gabriel Moliterne destacou que alguns estudos indicam que a planta pode auxiliar na redução dos níveis de açúcar no sangue. “Outro benefício importante é a capacidade de a erva estimular a produção de bile, facilitando a digestão de gorduras”, afirmou.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
5 – Chá de alfazema
Famosa pelo efeito calmante, a alfazema também pode ser uma aliada no controle da glicemia. A infusão melhora o sono, reduz desconfortos da menopausa e pode ajudar a manter o açúcar no sangue mais estável.
“O chá de alfazema não só acalma os sintomas da menopausa, como também ajuda na regulação dos níveis de açúcar no sangue”, disse a nutricionista Cibele Santos.
Esses chás podem ser utilizados como complementos a um tratamento adequado, sempre sob orientação médica ou de um profissional de saúde, contribuindo para uma rotina mais equilibrada e saudável na gestão da diabetes.