Integrantes do núcleo de diretos humanos da Uast promovem vídeo-chamada para sensibilizar os alunos para todas as formas de amor
Atualizado às 10h44 desta segunda-feira (15)
Fotos: Roberto Rocha
Inspirados na música de Lulu Santos, Toda forma de amor, o Núcleo de Direitos Humanos da UFRPE/Uast mobilizou alunos e professores da universidade para produzir uma vídeo-chamada compartilhando a ideia, “Consideramos justa toda forma de amor”. As gravações foram realizadas na tarde dessa terça-feira (9), na própria universidade e os alunos puderam partilhar do trabalho nessa sexta-feira (12), dia dos namorados. O FAROL esteve ontem na Uast e conversou com os idealizadores do projeto, professores e alunos membros do núcleo e da comissão de direitos humanos.
A professora Marcela Cássia falou sobre a ideia do vídeo a a importância de falar sobre respeito as diferenças e igualdade. “Estamos passando por muitos momentos onde as pessoas expressam muito ódio e nós achamos que era de responsabilidade núcleo fazer isso no espaço da universidade”, explicou Marcela. Nicole Pontes, também membro do núcleo, socióloga e professora da Uast comentou sobre a escolha do dia para exibição da vídeo chamada. “A gente escolheu o dia dos namorados justamente por causa de várias campanhas que trazem à tona os direitos sexuais de diversas minorias, achamos que esse dia seria um dia importante para falar sobre liberdade, sexualidade e amor”, disse a professora.
Professores Daniel Figueiredo, Nicole Pontes e Marcela Cássia se orgulham da logomarca do núcleo
Daniel Figueiredo, membro do núcleo e diretor do vídeo falou sobre o processo de montagem e seleção das cenas. “Primeiramente o núcleo entrou em contato com a comunidade acadêmica chamando para fazer o vídeo, convidando a todos para gravar e dizer justamente o que acha, o que entende por amar. Pensamos em fazer uma montagem de todas as pessoas expressando livremente e ao fim complementamos com a música de Lulu Santos que tem tudo a ver com o tema. Todos que vieram tinham uma sensibilidade muito grande com diversas formas de amar, livres de preconceito, foi muito fácil a montagem”.
O Núcleo de direitos humanos da Uast é formado pelos professores Daniel Figueiredo, Filipe Lima, Marcela Cássia e Nicole Pontes e Cléber Ataide; além dos discentes Lika Souza, Heider Menezes e André Pereira, além de colaboradores discentes e docentes. Este grupo tem se destacado na UFRPE/Uast desde 2014 por realizar eventos em prol da discussão de diversas temáticas buscando expandir os campo de visão dos alunos e profissionais da instituição para as questões dos direitos humanos. Já foram debatidos em palestras, mesas redondas e produções artísticas temas como homossexualidade, negritude, gênero, redução da maioridade penal e agora liberdade de expressão afetiva e sexual.
4 comentários em Direitos Humanos: Uast mobiliza professores e alunos em nome de todas as formas de amor