O deputado serra-talhadense, Inocêncio Oliveira (PR), se recusou a assinar a lista de pedido de abertura da tão aclamada Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), para investigar a rede de corrupção que existe entre o bicheiro Carlinhos Cachoeira, deputados e senadores. Na lista do contra, o deputado acabou configurando ao lado de Paulo Maluf e Jaqueline Roriz, duas “celebridades” envolvidas escândalos de desvios de dinheiro público. A CPI recebeu 448 assinaturas de adesão.
Outros três deputados da bancada federal de Pernambuco se comportaram do mesmo modo que Inocêncio e também preferiram evitar o clamor da sociedade, ao ver seu nome figurando contra um mega-corrupto. Não assinaram a criação da CPI, do ladinho de Inocêncio, Anderson Ferreira (PR), José Chaves (PTB) e Jorge Corte Real (PTB). Neste sábado, acontece uma marcha contra a corrupção, que pretende reunir cerca de 11 mil pessoas durante protesto em Brasília.
Senador e empreiteira já foram pegos na rede
Pouco mais de 77% dos integrantes do Congresso registraram apoio à instalação da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que, com requerimento de criação lido nesta quinta, 19, em sessão do Congresso, está apta a ser instalada e a investigar as relações entre o bicheiro goiano Carlinhos Cachoeira, preso desde fevereiro, e agentes públicos e privados dos mais diversos calibres. Entre esses, o ex-líder do DEM no Senado Demóstenes Torres (sem-partido-GO) e Fernando Cavendish, dono da Delta Engenharia, empresa com diversos contratos com o governo e as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Abaixo, a relação de deputados federais de Pernambuco que votaram à favor da CPI:
DEPUTADOS
Bruno Araújo (PSDB-PE)
Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE)
Eduardo da Fonte (PP-PE)
Fernando Coelho Filho (PSB-PE)
Gonzaga Patriota (PSB-PE)
João Paulo Lima (PT-PE)
José Augusto Maia (PTB-PE)
Luciana Santos (PCdoB-PE)
Mendonça Filho (DEM-PE)
Pastor Eurico (PSB-PE)
Paulo Rubem Santiago (PDT-PE)
Pedro Eugênio (PT-PE)
Raul Henry (PMDB-PE)
Roberto Teixeira (PP-PE)
Sergio Guerra (PSDB-PE)
Severino Ninho (PSB-PE)
Silvio Costa (PTB-PE)
Vilalba (PRB-PE)
FAROL com informações do Congresso em Foco e do Blog do Magno
23 comentários em Corrupção: Inocêncio não assina CPI para investigar Cachoeira