Pular para o conteúdo

NA TV FAROL

Dr. Robson fala de cuidados com doenças por mudanças climáticas

Fotos: Licca Lima/Farol de Notícias
Fotos: Licca Lima/Farol de Notícias

Nesta segunda-feira (1), Giovanni Sá recebeu no Programa Falando Francamente, na TV Farol de Notícias no YouTube, o médico otorrinalaringologista, Dr. Robson Oliveira. Em atendimento em Serra Talhada e cidades da região, ele trata de pacientes com demandas relacionadas ao ouvido, nariz e garganta, proporcionando uma melhor qualidade de vida através de um atendimento humanizado.

Em Serra Talhada, os atendimentos acontecem nas clínicas Amor Saúde, Dr. Saúde e Total Saúde, no centro da cidade. Durante a entrevista, Dr. Robson esclareceu as principais dúvidas sobre os problemas respiratórios mais recorrentes e que são ocasionados pelas mudanças climáticas.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

“Realmente essa questão da mudança climática pesa bastante mesmo para a questão das gripes, dos resfriados e do sistema respiratório, tanto das vias respiratórias superiores, no caso do nariz, garganta, como as inferiores, bronquios e pulmões são bastante comprometidos pelas mudanças climáticas e a gente tem visto uma incidência muito grande mesmo de problemas respiratórios devido a esta questão do clima.”, explicou Dr. Robson complementando:

“As recomendações que podemos passar para os telespectadores e para a população em geral é que existem cuidados que a gente tem que ter. São aqueles que todo mundo fala, como ter uma boa alimentação, tomar bastante liquido, a hidratação é fundamental, água é o melhor remédio, então tomar pelo menos dois litros de água, consumir suco de frutas natural, e é muito mais fácil a população ter acesso a uma fruta e conseguir ter estes nutrientes, através das próprias frutas mesmo e é bem melhor que a vitamina c industrializada, mas além disso, é importante ter os cuidados também em casa”.
“Para a gente que vive na correria do trabalho precisamos ter cuidado com o ambiente de trabalho e também em casa, como procurar fazer com que o ambiente seja o mais arejado possível, evitar o acúmulo de material desnecessário que pode causar o acúmulo de poeira e vai acabar contribuindo para a piora da respiração da pessoa”, acrescentou.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Apesar de parecidos, os sintomas têm causas diferentes e exigem tratamentos específicos:

🔹 Resfriado

É causado por vírus leves e costuma durar poucos dias. Sintomas: congestão nasal, coriza, espirros, tosse, dor de garganta, dor muscular leve e, às vezes, febre baixa.

🔹 Gripe

Mais intensa que o resfriado, é provocada pelo vírus Influenza. Sintomas: febre alta, dor no corpo, calafrios, dor de cabeça, tosse seca e fadiga.

🔹 Rinite alérgica

Tem origem alérgica e não é contagiosa. Sintomas: nariz entupido, espirros em sequência, coceira no nariz e garganta, coriza transparente.

🔹 Sinusite

Inflamação nos seios da face, geralmente causada por infecção. Sintomas: dor ou pressão na face, secreção amarelada ou esverdeada, tosse, dor de cabeça, febre e cansaço.

ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *