
Diante o avanço da venda clandestina das canetas de Monjaro em Serra Talhada, o cardiologista Dr. Waldir Tenório Júnior chama a atenção para os riscos de saúde e os crimes praticados com a venda ilegal de medicamentos.
Em entrevista ao Programa Falando Francamente com Giovanni Sá, o médico cardiologista que foi o pioneiro em prescrição de Monjaro na cidade como emagrecedor comentou o trabalho que vem realizando no combate a obesidade como aliada na prevenção das doenças do coração.
“O cardiologista que não sabe utilizar os medicamentos para emagrecer ele está desatualizado. A obesidade é o carro chefe para a hipertensão e diabetes. As pessoas que têm obesidade têm 50% dechance a mais de ter um infarto ou um AVC do que aquela pessoa no peso ideal. É inaceitável hoje que um profissional de qualqer especialidade não saiba tratar e orientar. Não é só estética”, destacou o profissional de saúde.
MEDICAMENTOS SEM RECEITA
Na TV Farol, Dr. Waldir destacou a necessidade de fiscalização sob a venda de medicamentos. Segundo ele, sua clínica, a Tencor Serviços Médicos realiza o atendimento e acompanhamento multidiscilpinar dos pacientes no tratamento de doenças e também no processo de emagrecimento. No entanto, não realiza a venda de Monjaro e Ozempic.
“A gente tem uma falha enorme dos nossos fiscalizadores, o CRM fiscaliza médicos, mas não tem autorização de fiscalizar a bodega do rapaz da academia que vende, exemplo. A vigilância sanitária tem. A venda clandestina de medicamentos dá cadeia para quem compra e para quem vende“, destacou Tenório, complementando:
” O problema é que se ninguém denuncia. Têm medicamentos que não foram aprovados ainda nem fora do país, está em fase de testes e as pessoas falsificaram a caixa e estão vendendo aqui em Serra Talhada pelo Instagram. Essa droga não é permitida no Brasil, a venda é considerada como tráfico internacional de drogas. E essa medicação é pior que comprar monjaro de forma clandestina”.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
AUTOMEDICAÇÃO
Dr. Waldir esclareceu que é importante o uso do medicamento diante da prescrição médica e avaliação do paciente.
Visto que os medicamentos como Ozempic e Monjaro foram originalmente desenvolvidos para tratamentos de pacientes com diabetes. Além disso, o médico esclareceu que a legislação brasileira proíbe que os medicamentos sejam utilizados em crianças a partir de 15 anos até idosos.
“Os medicamentos tirzepatida e semaglutida (ozempci e monjaro), inicialmente, foram utilizados para diminuir a glicose. E foi visto que também tem o efeito de inibição de apetite e queima de gordura, além de outros muitos fatores. Então, uniu-se o útil ao agradável, a grande diferença é que a dose para diabéticos e a dose para perda de peso. As doses são gradativas, hoje aquela canetinha que é permitida a venda na farmácia de 2,5ml e 5 ml não são para emagracimento, são doses para diabéticos. Aí já vai uma dica para você que está fazendo em casa”.
4 comentários em Vendas ilegais de Monjaro crescem em Serra Talhada e cardiologista alerta