
O deputado estadual Luciano Duque, junto com os secretários de Planejamento e de Desenvolvimento Econômico de Pesqueira, Lucas Rodrigues e Ewerton Guedes, respectivamente, esteve reunido nesta terça-feira (13) com a gerente de Patrimônio Material da Fundarpe, Cristiana Feitosa, para tratar da requalificação da Fábrica Rosa. O equipamento é um prédio histórico tombado, que atualmente se encontra fechado, mas que abriga o Museu do Doce, que guarda importantes equipamentos das antigas Indústrias Rosa e Peixe, símbolos do passado industrial do município.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Durante a reunião, o deputado destacou a potencialidade da Fábrica Rosa para se tornar um importante impulsionador do turismo local, funcionando como um equipamento histórico-cultural, com espaço para valorização e divulgação das riquezas culturais, da produção artesanal e da memória afetiva de Pesqueira. “Estamos falando de um patrimônio que guarda a história do nosso povo, do trabalho e da produção que marcaram gerações, e que pode ser transformado em um espaço vivo, capaz de atrair visitantes e fortalecer a identidade cultural do município”, afirmou Duque.
Ficou acertada a realização de uma visita técnica da Fundarpe até o final deste mês para vistoriar o equipamento e, juntamente com a prefeitura, avaliar as melhorias e a reforma necessárias, sempre respeitando as características do patrimônio histórico. Após essa etapa, o município irá preparar um projeto para a requalificação e utilização do prédio. “Cumpridos esses passos, vamos buscar os recursos necessários para tornar esse projeto realidade. Junto com Cimbres, o Carnaval, a história dos povos originários e o turismo de aventura, esse equipamento pode integrar um circuito turístico capaz de gerar emprego, renda e transformar a cidade”, completou o parlamentar.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
Também participaram da reunião Jefferson Augusto, da Prefeitura de Pesqueira, além de Roberto Carneiro e Juliana Santana, representantes da Fundarpe.