
O secretário de Educação Edmar Júnior, ao lado da secretária-executiva, Luana Fernandes; e a diretora de políticas pedagógicas, Joselayne Santos, celebrou o resultado do Idepe para Serra Talhada. O município foi premiado, nesta segunda-feira (17), durante evento realizado no Recife, pelo 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) na categoria “Desempenho Escolar” do 5º ano do Ensino Fundamental, entre os municípios de médio porte do Estado. O reconhecimento considera tanto o rendimento quanto a aprendizagem dos estudantes da rede pública.
Ao Farol de Notícias, Edmar detalhou que o anúncio do governo do estado corresponde a índices verificados no ano letivo de 2024. Assim como, as premiações incluiam diversas categorias, tais como: escolas estaduais, gerências regionais de educação, escolas quilombolas entre outras. O secretário de Educação, Edmar Júnior, reforçou a relevância do reconhecimento para o fortalecimento das ações pedagógicas.
“Nós fomos premiados com o primeiro lugar no Idepe 2024, nos municípios de médio porte, ou seja, municípios acima de 40 mil habitantes. Então é um trabalho que começa a gerar frutos. A premiação reforça que estamos no caminho certo, fortalecendo as práticas escolares e acompanhando de perto os processos de ensino. A gente fica feliz por esse reconhecimento, por esse resultado alcançado um trabalho de muitas mãos”, enfatizou Edmar, elencando os envolvidos para a consquista:
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
“A gestão municipal, equipe da secretaria, gestores e coordenadores das escolas e, principalmente, um trabalho de quem tá lá na ponta, junto com nossos estudantes, que são os nossos professores. Então a gente hoje fica muito feliz, não é um prêmio individual, é um prêmio coletivo. É um trabalho de muitas pessoas envolvidas, a gente não pode esquecer também nossos auxiliares, nossas merendeiras, nossos vigilantes, que todos compõem a nossa educação”.
Ao divulgar alguns dados do Índice, em outubro, Serra Talhada já havia alcançado a 1ª posição geral, no grupo de municípios de médio e grande porte. O Idepe combina os resultados de rendimento escolar (taxas de aprovação) e de aprendizagem, avaliadas por meio de exames externos, como o Saeb, para diagnosticar e acompanhar, anualmente, a evolução da educação no Estado.
A prefeita Márcia Conrado destacou o trabalho desenvolvido pela rede municipal e o compromisso das equipes escolares com a melhoria contínua dos indicadores. “Este resultado reflete o empenho de cada profissional da educação de Serra Talhada e o esforço diário das nossas escolas. A Educação de Serra Talhada vive uma verdadeira transformação, e quem afirma isso é a Secretaria Estadual de Educação. Seguiremos avançando com responsabilidade e foco na aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou.
No quadro geral do estado Serra Talhada ficou na 23ª posição no ranking. O resultado foi divulgado no dia 15 de outubro pela Secretaria de Educação de Pernambuco. O índice avalia a performance dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, via prova do Saepe. No geral, não foi ruim para a capital do xaxado, levando em consideração os 184 municípios de Pernambuco, mas os índices de 9 cidades menores superaram os serra-talhadenses. Pontuamos com 6.82, abaixo de Triunfo (6,97), Flores (6,98), Itapetim (7,05), Iguaracy (7,16), Calumbi (7,16), Carnaíba (7,26), Brejinho (7,26), Solidão (7,94) e Quixaba (7,89). Todos no Sertão do Pajeú.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
LEIA MAIS NO FAROL
Serra Talhada crava a 23ª posição no Idepe, mas fica atrás no Pajeú
Raquel entrega Prêmio Idepe a escolas e municípios de destaque
1 comentário em Edmar Jr. celebra 1º lugar do Idepe no Fundamental de Serra Talhada