Eleições 2026: Lula teria 30%; Tarcísio, 13%; e Gusttavo Lima, 12%, aponta Quaest - Foto: Reprodução/TSE
Foto: Reprodução/TSE

Com informações do InfoMoney

Uma nova pesquisa Quaest, divulgada nesta segunda-feira (3), coloca o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como favorito na corrida presidencial de 2026. O petista aparece com as maiores intenções de voto nos cenários testados e venceria potenciais adversários da direita no segundo turno. O levantamento, realizado entre 23 e 26 de janeiro com 4.500 eleitores, tem margem de erro de um ponto percentual e 95% de confiança.

Nos quatro cenários de primeiro turno analisados — que não incluem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível —, Lula lidera com intenções de voto que variam entre 28% e 33%, dependendo da composição da disputa. A sondagem também revelou que o cantor Gusttavo Lima, que sinalizou interesse em concorrer à Presidência, tem o melhor desempenho entre os nomes da direita em um eventual segundo turno contra Lula.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

O estudo foi realizado em conjunto com outra pesquisa divulgada na semana passada, que mostrou, pela primeira vez, a desaprovação ao governo Lula superar numericamente o apoio.

Cenário com sete candidatos

Em um dos cenários testados, com sete candidatos, Lula aparece com 30% das intenções de voto. Em seguida, estão o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 13%, o cantor Gusttavo Lima, que ainda não tem partido, com 12%, e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), com 11%. Ciro Gomes (PDT), veterano em eleições presidenciais, marca 9%, à frente dos governadores Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil), ambos com 3%. Neste cenário, 14% dos eleitores declararam intenção de votar em branco ou nulo, e 5% afirmaram estar indecisos.

Cenário com Eduardo Bolsonaro

Em um quadro que substitui Tarcísio pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, Lula mantém a liderança com 28% das intenções de voto. Gusttavo Lima e Pablo Marçal aparecem com 12% cada, enquanto Eduardo Bolsonaro soma 11%. Ciro Gomes alcança 10%, Romeu Zema fica com 5%, e Ronaldo Caiado mantém 3%. As intenções de voto em branco ou nulo permanecem em 14%, e 5% dos entrevistados se declaram indecisos.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Cenário sem Eduardo, Tarcísio e Marçal

Em outra simulação, sem a presença de Eduardo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Pablo Marçal, Lula alcança 32% das intenções de voto. Gusttavo Lima aparece com 13%, Ciro Gomes com 12%, Romeu Zema com 5% e Ronaldo Caiado com 3%. Neste cenário, 19% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 5% estão indecisos.

Respostas espontâneas: 78% indecisos

Quando questionados de forma espontânea, sem a apresentação de nomes de candidatos, 78% dos entrevistados disseram estar indecisos. Outros 9% mencionaram Lula, e igual porcentagem citou Jair Bolsonaro, que está inelegível. Gusttavo Lima foi lembrado por 1% dos eleitores, assim como outros nomes. Além disso, 2% afirmaram que votariam em branco, nulo ou não pretendem participar da eleição.