NOTA DE ESCLARECIMENTO
Mais uma vez, o site Farol de Notícias publica uma matéria que diverge dos fatos como eles realmente são. O site tenta atribuir ao Prefeito Luciano Duque uma informação que não foi dita por ele, vejamos: Segundo a matéria do site, (publicada em 23 de fevereiro) “No último dia 19 de fevereiro, o prefeito disparou críticas à Compesa cobrando a aplicação de R$ 85 milhões para obras de saneamento básico em Serra Talhada”. Na verdade, o que foi dito pelo prefeito é que no PAC 2 existiam recursos disponíveis para saneamento básico, e que a Compesa ainda não havia apresentado projeto para a captação dos mesmos, e que não sabia se esses recursos ainda estavam disponíveis; como foi noticiado pelo próprio portal (http://faroldenoticias.com.br/luciano-duque-cobra-da-compesa-execucao-de-projeto-de-r-86-milhoes-para-sanear-serra-talhada/), e como podemos verificar no link.
De acordo com matéria publicada no site do Governo de Pernambuco (http://www.pe.gov.br/b/6386), datada de 23 de outubro de 2013, o Estado conseguiu a aprovação de seis projetos, incluindo Serra Talhada, junto ao Governo Federal (PAC 2), totalizando 470 milhões de reais, e que segundo o próprio Roberto Tavares, seriam assinados em 2014, como consta na mesma matéria do site oficial. O Farol de Notícias, em publicação datada de 7 de fevereiro de 2013, também noticiou um encontro do prefeito Luciano Duque com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, tratando justamente da parceria e da intenção do prefeito de Serra Talhada de incluir o município no PAC 2, buscando exatamente viabilizar junto ao órgão competente, a Compesa, todo o saneamento de Serra Talhada. Na ocasião, o prefeito Luciano Duque entregou ao presidente da Compesa, um mapa atualizado e georeferenciamento de Serra Talhada, para facilitar a elaboração do projeto pelo órgão estadual, no intuito de agilizar a captação dos recursos e a execução do projeto na cidade.
O próprio ministério das Cidades, por meio da Instrução Normativa nº 30, de 23 de outubro de 2013, publicada no Diário Oficial da União nº 207 de 24.02.2013, contemplou o município de Serra Talhada na Proposta nº 921. Sendo assim, a matéria publicada neste dia 23 de fevereiro por este portal, mais uma vez, traz versões distorcidas, e induz desentendimentos e interpretações equivocadas por parte dos seus leitores. Relembramos ainda, que no dia 19 de fevereiro, o prefeito foi veemente em dizer, quando apresentou um contrato, em plena vigência, celebrado entre o município de Serra Talhada e a Compesa “de quase 50 anos atrás”, que o saneamento é de responsabilidade do órgão estadual, mas em nenhum momento, acusou a Compesa de ter captado e não executado quaisquer recursos. Nesse sentido, trazemos esse esclarecimento, também enviado à Compesa, para que a população fique esclarecida e não se deixe enganar por notícias infundadas.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Serra Talhada