Em PE, 78 crianças estão na fila por UTI

Do Diario de PE

Devido ao aumento de casos de infecções virais, cresce a fila de espera por leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) infantis. A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) está promovendo ações para suprir a necessidade das UTIs, nesta segunda-feira (8), foram abertos 25 leitos na Região Metropolitana do Recife. No entanto, continuam 78 crianças em fila de espera por leitos voltados para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Enquanto aguardam as vagas, os pacientes estão internados em salas vermelhas das unidades de saúde onde se encontram.

Das 25 vagas em leitos abertos nesta segunda, a SES-PE informou que foram 15 leitos UCI no Hospital Otávio de Freitas, em Recife; e 10 leitos de UTI no Hospital Brites de Albuquerque, em Olinda. A Secretaria não divulgou número total de leitos e nem quantos serão ampliados, mas até o final da semana novos leitos serão abertos.

Veja também:   Polícia afirma que corpos no caminhão são de vietnamitas

As doenças respiratórias aumentam durante os meses de abril a junho, e assola os grupos mais vulneráveis como crianças, pessoas imunodeprimidas e idosos. A incidência de Srag teve grande crescimento neste período, ocasionando uma demanda maior para a saúde pública de Pernambuco, provocando superlotação das UTIs infantis, chegando a este ponto em ter fila de espera.

Unidade de Cuidados Intermediários (UCI)
A UCI é o setor que recebe pacientes da UTI, como grau evolutivo entre o tratamento intensivo e a sala de internação. A UCI é destinada a pacientes semicríticos e com potencial crítico, que requer uma atenção contínua da enfermagem, havendo recursos específicos e especializados, destinados a diagnósticos e terapias.

Veja também:   Humberto anuncia R$ 1,3 milhão para Afogados

NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE DE PERNAMBUCO

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informa que, até a última atualização, às 11h desta terça-feira (09/05), 78 crianças estão em fila de espera por leitos de UTI voltados para o acompanhamento de casos da síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A SES-PE esclarece, no entanto, que esse número é variável e está sujeito à alteração a todo momento. A regulação de leitos ocorre 24h por dia, e os pacientes, assim que surgem as vagas, são transferidos para a UTI.

A Secretaria ressalta, ainda, que as crianças que aguardam um leito de UTI têm recebido todos os cuidados necessários das equipes multidisciplinares, nas áreas vermelhas das unidades de saúde onde se encontram.

Veja também:   Brasil segue cometendo erros um ano depois do primeiro caso de Covid-19

A SES-PE informa que não tem medido esforços para assegurar a melhor assistência a estes pacientes e informa que pretende ampliar, nos próximos dias, os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tanto na Região Metropolitana do Recife, quanto no interior do Estado.

Somente nesta segunda-feira (08/05) foram abertos 15 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) no Hospital Otávio de Freitas (HOF), outros 10 leitos de UTI no Hospital Brites de Albuquerque, em Olinda, e até o final da semana novos leitos serão abertos.