Emissão de documentos no Shopping Serra faz sucesso

Publicado às 18h22 deste sábado (17)

O Farol de Notícias esteve no Espaço Cidadania – Posto de Identificação Civil, localizado no Shopping Serra Talhada,  na Av. Adriano Duque de Godoy Sousa, para obter informações sobre o atendimento aos usuários, agendamento e emissão da Carteira de Identidade, o Registro Geral (RG) 1ª e 2ª via. 

De acordo com Ana Mourato, identificadora do Espaço Cidadania, revelou que são realizados de 60 a 70 atendimentos por semana, sendo emitidos uma média de 300 RGs por mês. Em relação ao atendimento, a identificadora destacou que o agendamento deste mês de setembro está sendo feito unicamente por telefone celular: (87) 9 9995-1458, às sextas-feiras, por ordem de ligação, até completar a quantidade de pessoas para o atendimento semanal que acontece de segunda-feira à quinta-feira, em dia e horário marcado. Ela também esclareceu que  o telefone fica desligado nos demais dias da semana, por isso as ligações para o agendamento devem ser realizadas apenas às sextas-feiras. A partir do próximo mês (outubro), o agendamento será feito pelo site: www.iitb.pe.gov.br

“As pessoas podem vir diretamente ao posto, fica aberto das 8h até as 16h. Tem sempre alguém aqui para tirar dúvidas. Tem RG do ano passado que as pessoas não vieram procurar. Neste mês de setembro, está sendo de segunda à quinta, e na sexta para reserva de casos excepcionais, como visita domiciliar, demandas que o CRAS ou CREAS encaminham para aqui, o Abrigo, a APAE e o CAUD que trabalha com desintoxicação”, destacou a identificadora, Ana Mourato.

Tempo de espera e detalhes sobre o Novo RG

“O protocolo para acompanhar sai no dia do atendimento. Cada caso é um caso, se for a primeira via, de uma pessoa que não tenha pendência nenhuma, no máximo, com dez dias está chegando o RG”, relatou Ana Mourato, dando detalhes sobre o novo RG: 

“Essa pessoa aqui tem autismo, vem a simbologia. Esse além de autismo tem outra deficiência, vem a simbologia. A identificação de transporte, de alguns acessos. Vem com o QR Code, porque escaneia e não precisa mais andar com o físico, igual a habilitação. O nome social também, mesmo que não tenha dado entrada na justiça com ação para a mudança de nome, no rosto do RG tem o nome social. Se a pessoa é de fora, consegue tirar um outro RG, com outro número, é uma primeira via, porque o RG não é um documento unificado. A vantagem é que não pagaria a taxa da segunda via, o DAE”, esclareceu Ana Mourato.

Emissão de documentos no Shopping Serra faz sucesso