
Com informações do g1
Pelo menos 24 pessoas morreram após fortes tempestades provocarem enchentes devastadoras no Texas, Estados Unidos. Equipes de resgate buscam sobreviventes, com atenção especial a um grupo de 23 meninas que participavam de um acampamento de verão e seguem desaparecidas.
O incidente ocorreu no Camp Mystic, um acampamento cristão localizado às margens do Rio Guadalupe, que foi atingido por uma cheia repentina na última sexta-feira (4). Imagens compartilhadas em redes sociais mostram a força da água arrastando casas, veículos e árvores.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
“O acampamento foi completamente destruído. Foi muito assustador”, relatou Elinor Lester, de 13 anos, uma das participantes. Familiares das desaparecidas têm usado as redes sociais para pedir informações, já que mais de 750 crianças estavam no local, segundo o vice-governador do Texas, Dan Patrick.
Operação de resgate
As buscas envolvem helicópteros, drones e equipes de emergência. Até o momento, 237 pessoas foram resgatadas com vida, mas as operações devem continuar durante o fim de semana.
“Peço ao povo do Texas que faça orações. Daquelas de se ajoelhar mesmo, para que a gente encontre essas meninas”, afirmou Patrick em um apelo emocionado.
O Serviço Nacional de Meteorologia havia emitido alertas sobre tempestades severas um dia antes do desastre. A previsão era de 7 a 15 centímetros de chuva, mas algumas áreas registraram até 25 centímetros.
O nível do Rio Guadalupe subiu 6,7 metros em duas horas próximo à cidade de Hunt, segundo o meteorologista Bob Fogarty. O medidor chegou a 9 metros antes de parar de funcionar devido à intensidade da enchente.
O presidente Donald Trump se manifestou sobre a tragédia: “São terríveis. É impactante”, declarou.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Mais de 400 pessoas trabalham nas buscas, com apoio de 14 helicópteros e 12 drones. As autoridades temem que o número de vítimas aumente nos próximos dias.